Evolução. Praticar essa palavra no dicionário do General Severiano tem sido tarefa complicada para os comandados do técnico português Luís Castro no Botafogo.
Nos últimos 12 pontos dos quais o Glorioso disputou no Brasileirão Série A, apenas 3 deles foram conquistados. Sem vencer há quatro rodadas no torneio, o clube carioca se afasta do Z4, mas perde posições na tabela de classificação.
O time da Estrela Solitária entrou nesta 23ª rodada ocupando a 12ª posição no ranking. Com mais um empate, o terceiro seguido, desta vez diante do Juventude, lanterna da competição, fora de casa, no Alfredo Jaconi, pelo placar de 2 a 2, a equipe chegou aos 27 pontos conquistados.
Essa pontuação deixa o Botafogo há quatro pontos de distância do Avaí, que é o 17º colocado, com 23 pontos, após derrota em casa para o Internacional, por 1 a 0.
No entanto, o Glorioso perdeu duas posições em função dos outros resultados desta rodada. As vitórias de Goiás (1 a 0 sobre o Atlético-MG) e Fortaleza ( 1 a 0 diante do Corinthians) colocaram o Alvinegro Carioca na 14ª colocação do campeonato.
Botafogo tem péssimo aproveitamento contra times da parte debaixo da tabela
Em 27 pontos possíveis disputados contra os seis piores times do torneio, o Glorioso conquistou apenas oito deles. A única vitória aconteceu diante do Ceará, ainda no primeiro turno da competição.
Veja o desempenho do Botafogo, de Luís Castro, contra times que estão abaixo dele no Brasileirão Série A
- 15º) Ceará: dois jogos (1 vitória do Botafogo e 1 empate)
- 16º) Cuiabá: um jogo (derrota do Botafogo)
- 17º) Avaí: um jogo (derrota do Botafogo)
- 18º) Coritiba: um jogo (derrota do Botafogo)
- 19º) Atlético-GO: dois jogos (2 empates)
- 20º) Juventude: dois jogos (2 empates)

