Home Extracampo Botafogo: torcida tenta “cartada final” para salvar muro com ídolos do clube

Botafogo: torcida tenta “cartada final” para salvar muro com ídolos do clube

Projeto de demolição do local deve ser aprovado nos próximos dias

Erick Montezano
Colaborador do Torcedores

Os torcedores do Botafogo vão tentar uma “cartada final” para tentar salvar o muro de ídolos do clube, que fica localizado em frente à sede de General Severiano. A estrutura do local deve ser demolida para a realização de obras que buscam revitalizar o antigo Canecão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista concedida ao jornal “Lance!”, Rafael Mois, que é um dos representantes da “Loucos pelo Botafogo”, uma das torcidas organizadas do Glorioso, disse que a torcida entrará com uma ação na Justiça pedindo o tombamento do muro. Rafael é um dos idealizadores do local e também já admite um plano B:

“A gente teve a ideia do tombamento… Queremos propor aos responsáveis pelo Botafogo. A ideia é que se torne um patrimônio imaterial e cultural da cidade, até porque deixou de ser algo da torcida do Botafogo. É um patrimônio da cidade. Vamos sentar com o presidente, com os políticos e responsáveis para tentar tombar o muro, para que não possa ser mexido e sim conservado. Caso não seja tombado, vamos fazer em General Severiano, o que há de ser estudado… Em uma terceira via, levar (o muro) para o Nilton Santos. Há discussão se vai ser dentro ou fora, mas a ideia da Loucos Pelo Botafogo é continuar o projeto. Se conseguirmos o tombamento, será excelente, mas se não for isso, vamos levar para General Severiano ou para o Nilton Santos.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando surgiu o muro dos ídolos do Botafogo?

De acordo com Rafael Mois, a ideia surgiu em 2007, vinda dos próprios torcedores do Glorioso:

“A ideia começou em 2007. Quando a gente passa em frente ao Botafogo, o clube é tombado, então não tinha nada fazendo menção ao clube. Não existia a loja, não tinha a bandeira, não tinha o muro. Muitos que passavam lá, não sabiam que era a sede do Botafogo. Fizemos isso para dar visibilidade ao clube. Revitalizamos a área. O muro era todo pichado, mal iluminado, trocamos iluminação, podamos árvores e fizemos a primeira versão que foi aceita pela população e até pela universidade, que não apagou a imagem, e pela torcida. Aí vem a segunda versão em 2014, com os ídolos de 1910 até os dias de hoje, encaixando ídolos que se confundem com jogadores da Seleção. O Botafogo foi quem mais deu jogadores à Seleção. Conseguimos fazer uma versão bacana. Virou um ponto turístico; os turistas que vão para a Urca passam e tiram foto. Ídolos deram depoimento, alguns dizem que é a maior homenagem que poderiam receber. O Loco Abreu veio do Uruguai para assinar o muro.”

Better Collective