Home Futebol Bundesliga: 10 brasileiros que já disputaram a competição e talvez você não lembre

Bundesliga: 10 brasileiros que já disputaram a competição e talvez você não lembre

Desde os anos 60 o futebol alemão recebe nossos jogadores

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com desde maio/2022. Contato: guilherme.papa@navve.com

A globalização foi algo que também acompanhou o futebol. Com o passar das décadas, cada vez mais os atletas foram se aventurar no exterior, tendo a Europa como destino mais almejado. As principais ligas do velho continente oferecem grandes salários e conquistas, e a Bundesliga não é diferente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O primeiro brasileiro a atuar na Alemanha foi José Gilson Rodriguez, mais conhecido como Zézé. Pelo Colônia, teve pouco destaque e sua passagem foi marcada pela dificuldade de adaptação ao clima frio e ao idioma. Sua saída foi, no mínimo, curiosa: foi diagnosticado com alergia à neve e teve o contrato rompido, retornando ao Brasil e atuando em alguns clubes nacionais.

Com o passar dos anos, diversos brasileiros disputaram o futebol germânico, conquistaram títulos e se tornaram ídolos, como Élber, Aílton, Dedê, Paulo Sérgio, Zé Roberto, Lucio, Grafite e Rafinha. Hoje, vamos lembrar outros que jogaram na Bundesliga, porém, a maioria sem tanto sucesso:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fagner

Cria do Terrão e ídolo do Corinthians, o lateral-direito defendeu o Wolfsburg, em 2012. Em sua segunda passagem europeia, o atleta não se firmou na equipe e acabou emprestado ao Vasco e depois ao Timão, quando foi comprado pelo time paulista em definitivo e joga até hoje.

Pedro Geromel

Antes de conquistar a Libertadores pelo Grêmio, o zagueiro atuou no Colônia. Contratado em 2008, o jogador foi emprestado em 2012, quando seu time foi rebaixado. O destino foi o Mallorca (Espanha). Ao retornar, foi emprestado novamente ao Grêmio, onde ficou em definitivo.

Firmino

Poucos se lembram do atacante no Brasil, e até mesmo antes de ser convocado pela seleção e, em seguida, contratado pelo Liverpool. Atuando apenas um ano no Figueirense, foi comprado pelo Hoffenheim, em 2011. Com problemas internos na equipe, demorou um tempo até emplacar. Na temporada 2013/2014, foi um dos destaques da Bundesliga ao marcar 16 gols e distribuir 12 assistências. Atualmente na Inglaterra, segue com futuro incerto após a chegada do centroavante Darwin Núñez.

PUBLICIDADE

Thiago Neves

Sem clube desde o ano passado, após deixar o Sport, o meia foi multicampeão pelo Brasil, tendo destaque por Fluminense, Flamengo e Cruzeiro. Chegou ao Hamburgo para a temporada 2008/2009 e não deixou saudade, tendo disputado apenas nove partidas, sem marcar gol e dando apenas duas assistências.

PUBLICIDADE

Felipe Santana

O zagueiro foi do céu ao inferno no Borussia Dortmund. Chegando ao clube em 2008 e sendo reserva em boa parte de sua passagem, foi o “herói improvável” na Champions League de 2013. Diante do Málaga, nas quartas de final, seu time perdia o jogo de volta por 2×1. Como o primeiro jogo terminou 0x0, na Espanha, apenas a vitória interessava aos aurinegros. Aos 47 do segundo tempo veio o empate e, no minuto seguinte, Felipe fez o gol da épica classificação. Os alemães passariam pelo Real Madrid na semifinal, mas perderam o título para o Bayern de Munique.

Pouco tempo depois, o brasileiro se transferiu para o Schalke 04, maior rival do Borussia, o que deixou muitos torcedores bravos. O atleta está sem time desde que deixou a Chapecoense no início do ano.

Carlos Alberto

Hoje comentarista esportivo, o ex-jogador fez história ao marcar o gol do título da Champions League do Porto, em 2004. Contratação mais cara até então do Werder Bremen, sua passagem na Bundesliga foi um verdadeiro fiasco. Alegando dificuldade na adaptação ao clima, e se envolvendo em polêmicas com a comissão técnica, fez apenas cinco partidas, sem sequer balançar as redes ou passar para gol. Rodou por diversos times brasileiros até se aposentar em 2019.

Tinga

Multicampeão e ídolo do Internacional, o ex-atleta deixou Porto Alegre rumo a Dortmund logo após vencer a Libertadores de 2006. Mesmo com diversas lesões e sem conquistar títulos na Alemanha, disputou mais de 120 partidas e tem muito respeito e admiração até hoje. Em 2010, retornou ao Colorado, onde foi novamente campeão. Se aposentou em 2015, quando defendia o Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Cléber Reis

Muitos se lembram do zagueiro atuando pelo Corinthians, entre 2013 e 2014. Logo em sua primeira temporada no Hamburgo, Cléber teve um imenso desafio: evitar o primeiro rebaixamento da equipe alemã (fato que ocorreu poucos anos depois). Na Bundesliga, os dois últimos colocados rebaixados, enquanto antepenúltimo disputa uma repescagem com o terceiro lugar da segunda divisão. Assim, com o jogo de ida contra o Karlsruher empatado por 1×1 em casa, chegou a volta nos domínios do adversário. Com 1×0 para os anfitriões, o empate veio apenas aos 46 do segundo tempo. Cléber entrou somente na prorrogação, com o intuito de fortalecer o ataque na bola aérea. Pois bem. Faltando poucos minutos para o fim da prorrogação, o zagueiro participou do gol da virada. Ainda deu tempo para seu goleiro defender um pênalti e selar a permanência do Hamburgo na Bundesliga.

Em 2016 foi para o Santos, e seguiu sendo emprestado para outras equipes nacionais. Está sem clube desde o começo do ano, quando seu vínculo com o Alvinegro Praiano se encerrou.

Fábio Luciano

Campeão por Corinthians e Flamengo, atualmente é comentarista dos canais ESPN. Com fama de artilheiro, o zagueiro atuou no Colônia em 2007, na segunda divisão da Bundesliga. Retornou ao Rubro-Negro no mesmo ano e seguiu na Gávea até 2009, quando se aposentou.

Réver

Ídolo do Atlético-MG, a passagem do zagueiro na Alemanha foi curtíssima. Pouco antes de se apresentar ao Wolfsburg, em 2010, passou por uma cirurgia na mão e ficou meses afastado. Quando retornou aos gramados, o técnico que havia pedido sua contratação já não comandava mais a equipe. Sem espaço, atuou apenas 20 minutos em uma situação inusitada: foi colocado como centroavante, numa tentativa frustrada de impedir a eliminação para o Fullham, na Europa League. No mesmo ano foi transferido ao Galo e, após jogar no Flamengo e Internacional, segue no clube mineiro.

PUBLICIDADE

Bundesliga 2022/2023

O Campeonato Alemão inicia os trabalhos nesta sexta-feira (05), às 15h30, com o duelo entre Frankfurt e Bayern de Munique.

Better Collective