Home Futebol Saiba como a Panini escolhe os jogadores que vão para o álbum da Copa do Mundo

Saiba como a Panini escolhe os jogadores que vão para o álbum da Copa do Mundo

Álbum da Copa do Mundo já vai começar a ser comercializado

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

No final do ano teremos Copa do Mundo e em ano de Copa, uma coisa que já é bastante tradicional, há anos, por diversas gerações, é o habito de colecionar o álbum de figurinha da Copa, feita pela Panini.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esse ano, o álbum será lançado oficialmente amanhã (19). Mas, uma coisa que sempre acontece, em todo álbum, são jogadores que estão presente no álbum, mas não na Copa do Mundo. O que é algo normal, já que a convocação para a Copa sai bem depois.

Esse ano, por exemplo, a convocação do técnico Tite para a Copa do Catar, será apenas no dia 7 de novembro. Mas, qual será o critério que a Panini usa para escolher os jogadores?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O responsável por escolher os jogadores do Brasil que vão estar no álbum é Vilson Manfrinati. Em entrevista ao UOL Esporte, Manfrinati explicou um pouco como é esse processo de seleção. Ele disse que o processo de escolha dos jogadores leva cerca de dois anos.

“O processo de escolhas dos nomes é conversado e discutido entre as pessoas responsáveis da Panini no país em questão e com a matriz, na Itália. É tudo feito dentro de um critério técnico e temos um acordo que passa por todo staff dos atletas, por causa da questão do uso de imagem. É um processo que demanda muito tempo, estamos falando de 24 meses”, contou.

Depois, Vilson Manfrinati detalhou como é feito essas escolhas. Ele disse que observa muito o que acontece nas eliminatórias e também como foi a convocação da Copa anterior. Ele contou que ir no estádio ver alguns jogos de eliminatórias, também ajuda a ter mais acerto.

PUBLICIDADE

“A gente sempre tem um ponto de partida, que é olhar como foi a Copa anterior, porque há uma base importante que fica. Além disso, também observamos muito os jogadores que estão sendo convocados para as competições e amistosos”, disse ele, que completou:

PUBLICIDADE

“As Eliminatórias contam muito para nós, de irmos aos jogos, inclusive, como eu fui em alguns. Principalmente para a gente ter a nossa impressão do que a gente acredita que são os nomes mais fortes para serem chamados”.

Essa é a quarta Copa do Mundo em que Vilson Manfrinati tem o trabalho de “convocar” a seleção brasileira para o álbum. A primeira foi na Copa de 2010, disputada na África do Sul. Logo na sua primeira edição, já tiveram alguns erros. Alguns jogadores badalados entraram no álbum, mas ficaram fora do Mundial: Ronaldinho Gaúcho e Adriano foram escolhidos por Manfrinati, mas não pelo então técnico Dunga.

Quando os jogadores são escolhidos para o álbum da Copa?

Por fim, Manfrinati revelou que escolhe os jogadores com bastante antecedência, para poderem acertar toda a questão do uso de imagem dos jogadores e autorizações da FIFA. Para essa Copa, os jogadores foram escolhidos por ele em fevereiro.

“Tudo o que a gente for falar do álbum são números gigantes de produção. Então, todo o processo tem que ser muito antecipado. Além disso, os nomes dos jogadores é uma das primeiras coisas que precisamos definir para que todo o resto possa acontecer. A gente tem tudo fechado desde fevereiro”, afirmou.

PUBLICIDADE
Better Collective