Uma semana após audiência realizada em Buenos Aires, a Associação de Futebol Argentina (AFA) decidiu punir o Vélez Sarsfield pelos incidentes no jogo contra o Talleres, no último dia 3, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.
O clube terá um jogo com os portões fechados no Campeonato Argentino e precisará pagar multa de US$ 50 mil (R$ 257 mil, pela cotação atual). A punição doméstica visa evitar que o Vélez Sarsfield fique sem o mando de campo na competição continental.
Com isso, a equipe terá de enfrentar o Gimnasia y Esgrima de La Plata, domingo, às 15h30, no Estádio José Amalfitani, pela 13ª rodada, sem a presença de público. A determinação veio do Comitê de Segurança em Futebol de Buenos Aires.
O órgão, que é responsável pela segurança nos estádios argentinos, registrou diversos incidentes dentro e fora do estádio. Além do confronto com a polícia, diversos torcedores foram detidos portando paus, pedras, objetos cortantes e artefatos explosivos.
“O Comitê de Segurança em Futebol de Buenos Aires fez reunião extraordinária com votação unanime de todos seus membros executivos e, ficou decidido que o Club Atlético Vélez Sarsfield jogue com os portões fechados. Pedimos modificações de infraestrutura e um novo plano de operação e segurança. Além disso, o clube deve se comprometer a coibir e proibir o ingresso de torcedores com bombas, bandeiras e sinalizadores”, informa a nota oficial.
Classificado para a semifinal da Libertadores, o time comandado pelo técnico Alexander Medina irá enfrentar o Flamengo em data ainda não divulgada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
O que diz a Conmebol?
No que diz respeito a Copa Libertadores da América, o caso está entregue a Unidade Disciplinar da Conmebol. O Torcedores.com apurou que o comitê ainda não se reuniu para avaliar o tema. Mas as pessoas envolvidas no caso defendem uma punição ‘pesada’ ao Vélez Sarsfield
De acordo com fontes ligadas a entidade, ainda não há uma definição se o jogo terá ou não torcedores. Informalmente, uma pessoa consultada pela reportagem não descartou a possibilidade de o Vélez Sarsfield perder o mando de campo contra o Flamengo.
O que aconteceu?
No primeiro jogo das quartas de final, o Vélez Sarsfield não vendeu ingressos para os torcedores do Talleres alegando falta de segurança no Estádio José Amalfitani. Durante a partida, foram registrados confrontos da torcida mandante contra policiais.
Além disso, as emissoras de televisão detentoras dos direitos de transmissão flagraram torcedores visitantes sendo agredidos nas arquibancadas após se ‘infiltrarem’ em áreas destinadas as organizadas do Vélez Sarsfield.
O Talleres, por sua vez, decidiu não abrir venda de ingressos para os visitantes como ‘contraveneno’. Com isso, o jogo de volta no Estádio Mario Alberto Kemps, em Córdoba, não contou com fãs do rival.
Após vencer o primeiro duelo por 3 a 2, em casa, e 1 a 0, na volta, o Vélez Sarsfield se classificou para enfrentar o Flamengo na semifinal da Copa Libertadores da América.

