Copa do Mundo 2022: o que sabemos sobre o torneio faltando 100 dias para a abertura
Mundial contará com novidades, retornos e despedidas na primeira edição em um país árabe; a 21ª edição, que acontece no Catar, pode ser possível despedida de CR7 e Messi
Michael Regan/Fifa/Getty Images
A Copa do Mundo está chegando. Faltam apenas 100 dias para o pontapé inicial e torcedores do mundo inteiro começam a entrar no clima da competição. Para aumentar as expectativas, a 21ª edição, que acontece no Catar, chega com muitas novidades e curiosidades para os amantes do futebol.
Mudança de calendário
Ontem (11), a Fifa, em decisão unânime do conselho da confederação, anunciou que a data de início do torneio seria antecipada. Portanto, agora, o dia do primeiro jogo, entre o Catar e o Equador, será 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt, que fica a 50 quilômetros de Doha, capital do país.
A programação anterior tinha as primeiras partidas marcadas para o dia 21 de novembro. Nessa data, teremos os jogos Inglaterra x Irã e Estados Unidos x País de Gales.
Senegal x Holanda, que também estava marcado para o dia 21, mudou para o 22.
Além dessa novidade, essa será a primeira vez que o maior torneio de futebol do planeta vai acontecer no fim do ano. Essa mudança ocorre em razão das altas temperatura no Catar entre maio, junho e julho. Para preservar os jogadores, a Fifa e a organização da Copa do Mundo resolveram mudar a abertura para novembro, quando as temperaturas são mais amenas.
Claro que essas mudanças levaram os países a mudarem seus calendários domésticos. Na América do Sul, por exemplo, tanto a a Sul-Americana quanto a Libertadores vão acabar em outubro, nos dias 1 e 29, respectivamente .
Primeira Copa do Mundo no Oriente Médio
A Copa do Mundo de 2022 também marca a primeira edição realizada em um país do Oriente Médio, com o Catar como primeiro país árabe a sediar o torneio. Para isso, a nação construiu 8 estádios onde os craques mundiais poderão desfilar seu talento.
Em abril desse ano, Mohammed Rashid al-Khanji, representante de mídia do Comitê Supremo de Entrega e Legado do país árabe e também um dos principais responsáveis pela infraestrutura do evento, afirmou que a Copa do Mundo do Catar seria um “campeonato para todos os árabes”.
Certamente, além dos já conhecidos turistas das seleções envolvidas na disputa, o torneio deve receber um grande número de visitantes vindos dos países da região, que é muito conhecida pela sua ligação com o futebol.
Possível despedida de Messi e Cristiano Ronaldo da Copa
Possivelmente essa também será a última Copa do Mundo de Messi e Cristiano Ronaldo. Com 35 e 37 anos, respectivamente, essa pode ser a chance derradeira dos craques conquistarem o título mundial por suas seleções.
Curiosamente, os dois jogadores conseguiram quebrar o estigma de perdedores em torneios de países. O português brilhou na conquista da Euro de 2016 e o argentino conseguiu seu primeiro título de seleções na Copa América de 2021, no Maracanã.
Copa terá 7 retornos e uma estreia
A Copa do Mundo marca apenas um estreante na edição de 2022 e é justamente os donos da casa. O Catar nunca havia conseguido participar da competição e terá a oportunidade de jogar em seus domínios.
Também teremos o retorno de algumas seleções ao torneio que não se classificaram para a edição na Rússia. O destaque fica para o País de Gales que jogou pela última vez em 1958. Além deles, retornam Canadá, Estados Unidos, Camarões, Gana, Equador e Holanda.

