Home Mídia Esportiva e bastidores Copa do Mundo 2022: conheça os narradores da Globo no Catar

Copa do Mundo 2022: conheça os narradores da Globo no Catar

Cléber Machado ficará no Brasil, enquanto Galvão Bueno se prepara para a última Copa do Mundo pela Globo

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

A Globo confirmou na última sexta-feira (6) os nomes dos profissionais que estão escalados para participar das transmissões da Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para evitar gastos, a emissora não enviou todos os narradores, repórteres, produtores e comentaristas para o país. Alguns trabalham em estúdios da Globo no Brasil.

A principal mudança foi o fato de Cléber Machado ter sido deixado de lado na relação de profissionais que viajarão ao Catar. A TV Globo terá dois narradores, enquanto o SporTV levará outros dois.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheça os narradores da Globo na Copa do Mundo do Catar:

Narradores da TV Globo

Viajam ao Catar:

Galvão Bueno vive o seu ano de despedida da emissora. Em 2023, o locutor mais conhecido da história do futebol brasileiro focará em projetos pessoais, deixando a Globo após a Copa do Mundo.

Presente na competição desde 1974, ele narrou os títulos de 1994 ao lado de Pelé e de 2002, nos horários alternativos da Copa realizada na Coreia do Sul e Japão.

PUBLICIDADE

Luis Roberto ganhou força na Globo desde a Copa do Mundo de 2018, deixando Cléber Machado para trás. Ele viajará ao Catar ao lado de Galvão Bueno e deve narrar jogos importantes no torneio.

PUBLICIDADE

Aos 61 anos de idade, o paulista teve grande destaque nos jogos do futebol carioca e está na Globo desde 1998. Ele lidera a equipe sediada no Rio de Janeiro da emissora.

Ficam no Brasil:

Cléber Machado está em baixa e pode até deixar a equipe de narradores da emissora após a Copa do Mundo. Ele ficará no Brasil com jogos alternativos, sendo a terceira voz do grupo.

O narrador esteve presente em oito edições da Copa do Mundo: 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. A do Catar, em 2022, será a única narrada no Brasil (à exceção de 2014, claro).

PUBLICIDADE

Renata Silveira é a única mulher que trabalhará nas narrações da TV Globo na Copa do Mundo do Catar. Ex-ESPN, tem apenas 31 anos de idade e estreia no torneio da FIFA como narradora.

Gustavo Villani completa o quinteto que comandará as transmissões da TV aberta na Copa do Mundo de 2022. Ele tem 41 anos de idade e estreou em Mundiais em 2014, no Fox Sports. Trabalhou no SporTV em 2018, por indicação de Galvão Bueno.

Narradores do SporTV/Premiere

Viajam ao Catar:

Luiz Carlos Junior está no SporTV desde 1991, quando o canal ainda era chamado de Top Sport. Presente nas Copas de 2006, 2010, 2014 e 2018, ele chega à quinta edição do torneio.

PUBLICIDADE

Milton Leite é outra figurinha carimbada das transmissões da Globo. Narrador do SporTV, ele participa de Copa do Mundo desde a edição de 1998, quando era da ESPN. Estreou na Globo em 2005.

Ficam no Brasil:

Everaldo Marques já narrou de tudo na carreira durante passagens por TV Cultura e ESPN até chegar no SporTV. Contratado em 2020, ele teve destaque nos Jogos Olímpicos de Tóquio e fará a sua estreia como funcionário da Globo em Copa do Mundo.

Jader Rocha será o representante gaúcho na lista de narradores do Grupo Globo. Aos 46 anos, ele participou de transmissões das Copas de 2014 e 2018, além de outros torneios de futebol.

PUBLICIDADE

Júlio Oliveira é natural do Paraná e será o único negro entre os narradores levados pelo Grupo Globo para os jogos da Copa do Mundo de 2022. Ele está na emissora desde 2012, participando das duas edições da Copa do Mundo.

Natalia Lara será a narradora mais nova da equipe. Aos 28 anos de idade, a paulista chamou a atenção da ESPN em 2021, teve destaque em jogos da Premier League, viralizou em jogo da NBA e foi contratada pela Globo no mesmo ano. 

Com destaque nas narrações dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Natalia se prepara para a primeira participação em Copa do Mundo.

Rogério Correa completa a lista do SporTV. O mineiro é o principal narrador da TV Globo Minas desde 2003 e chega à sua quinta edição de Copa do Mundo da carreira, aos 54 anos de idade. 

PUBLICIDADE
Better Collective