Em meio à crise e a semana decisiva na Libertadores, onde enfrenta o atual bicampeão Palmeiras após empatar por 2 a 2 no Mineirão nas quartas de final, Cuca prometeu cobrança e blindagem externa ao grupo. O treinador, que retornou ao clube após faturar o Brasileirão e a Copa do Brasil na última temporada, decepciona na atual passagem, com derrotas para o Internacional por 3 a 0 no Beira-Rio, e para o Athletico Paranaense por 3 a 2, em pleno Mineirão.
”Temos conversado muito sobre e cobrado a escolha deles pela melhor jogada. Temos jogadores de qualidade. Acreditamos que em São Paulo retornem ao seu momento ideal. Minha comissão técnica não passa a mão na cabeça de jogador, Eles tem que responder em campo nas próximas atuações, já que tem sofrido com os resultados. Jamais farei críticas públicas, e sim, cobranças internas, para que evoluam cada vez mais.”
Com a derrota para o Furacão, a equipe somou a quinta partida consecutiva sem vitória, já que a última foi em 17 de julho, por 1 a 0 sobre o Botafogo, pela 17ª rodada do Brasileirão, ainda com o argentino Antonio El Turco Mohamed. Cuca tentará surpreender Abel Ferreira, por quem foi derrotado na final da Libertadores 2020, quando ainda dirigia o Santos, por 1 a 0, no Maracanã, gol de Breno Lopes.

