Home Futebol Estatística projeta colocação do Flamengo nos principais campeonatos europeus; veja ranking

Estatística projeta colocação do Flamengo nos principais campeonatos europeus; veja ranking

Chileno Arturo Vidal afirmou que Rubro-Negro brigaria com todas as equipes da Champions League

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com

“Se estivéssemos na Champions, brigaríamos com todas as equipes”. A declaração de Arturo Vidal após a vitória do Flamengo contra o Corinthians, na Libertadores, repercutiu. Mas como saber se o chileno tem razão?

PUBLICIDADE

Em 2009, a ESPN lançou o SPI, Soccer Power Index, que é um ranking objetivo e subjetivo ao mesmo tempo. O SPI é atualizado semanalmente desde então e utiliza quatro fatores de análise: coeficiente de competitividade, classificações ofensivas e defensivas com base nos resultados, classificações ofensivas e defensivas dos atletas e uma classificação de cruza esses dois últimos itens. Com esses dados, um rating é gerado para cada time.

As equações matemáticas levam em consideração os resultados dos últimos 48 meses, onde o jogo mais recente tem peso quatro e o mais antigo tem peso um. Dito isso, como o SPI avalia o Flamengo em comparações aos times da Europa?

Confira a projeção de classificação do Flamengo nos principais campeonatos da Europa

O Flamengo tem o maior SPI do futebol brasileiro na atualidade e marca um rating de 68.4. Isso colocaria o time comandado por Dorival Jr distante de brigar pelo título nas cinco principais ligas da Europa, mas com possibilidade de vaga na Champions League.

O nível mais elevado é o da Premier League. Na competição, o Flamengo teria o 14º maior Soccer Power Index e ficaria a frente apenas de Wolverhampton, Everton, Leeds, Southampton, Fulham, Bournemouth e Nottingham Forest.

Na La Liga, o SPI do Flamengo projeta o time longe de brigar com Real Madrid e Barcelona, mas o suficiente para ficar na 10ª colocação.

PUBLICIDADE

Premier League (Inglaterra) – 14º colocado;
La Liga (Espanha) – 10º colocado;
Ligue 1 (França) – 7º colocado;
Seria A (Itália) – 8º colocado;
Bundesliga (Alemanha) – 8º colocado;

A título de comparação, os times de cada liga com maior SPI são: Manchester City (92,3), Real Madrid (86,2), PSG (88,7), Inter de Milão (82.2) e Bayern de Munique (91.8).

No Brasil, após o Flamengo aparece o Palmeiras com 65.4 de SPI e o Atlético-MG com 60.6.