Ex-auxiliar de José Mourinho é oferecido para treinar o Ceará
Ofeecido ao Vozão, Ricardo Formosinho foi auxiliar-técnico do ‘Special One’ no Manchester United e Tottenham, ambos da Inglaterra
Divulgação/ Manchester United
O Ceará ainda não encontrou o nome ideal para substituir Marquinhos Santos. Após conversar com vários treinadores, a diretoria alvinegra seguirá avaliando alguns nomes disponíveis no mercado da bola.
O Torcedores.com apurou que mais um estrangeiro entrou na lista do Ceará: Ricardo Formosinho. Ele foi oferecido ao clube pelo empresário Hugo Cajuda que no ano passado intermediou a ida de Yony González, do Benfica, para o clube.
No mercado desde que deixou o Al-Hilal Omburman, do Sudão, em fevereiro do ano passado, Ricardo Formosinho tem em seu currículo o fato de ter trabalhado com José Mourinho. Ele foi scout do Porto, quando venceu a Liga dos Campeões da Europa (2003/2004).
Doze anos depois, Ricardo Formosinho foi convocado pelo ‘Special One’ para fazer parte da comissão técnica do Manchester United, onde faturaram a Liga Europa (2016/2017), a Supercopa da Inglaterra (2016/2017) e a Copa da Liga (2016/2017).
No ano passado, José Mourinho o convidou integrar seu time de confiança na Roma. No entanto, o treinador português de 65 anos recusou o convite porque tinha acabado de ser contratado pelo Al-Hilal Omburman.
Ainda segundo apurou a reportagem, o nome de Ricardo Formosino é comentado nos bastidores do Ceará desde a última sexta-feira. Porém, não é tratado como prioridade pelo presidente Robinson de Castro, que não o descarta, mas, no momento, não o vê como solução.
“Estamos avaliando vários outros nomes. Sondando outros taos. Não podemos errar na escolha. Eu estou atrás de um técnico, que simplifique. Que faça como o Dorival Júnior fez, que use as ideias e coloque o time para jogar”, disse Robinson de Castro ao Torcedores.com.
Ricardo Formosinho tem currículo modesto
Apesar de ter trabalhado com José Mourinho em clubes como Porto, Manchester United e Tottenham, Ricardo Formosinho tem um currículo modesto. Ao longo da carreira, comandou 19 equipes. O trabalho mais longevo foi à frente do Chaves, de Portugal, de 2006 a 2010.
Com a falta de espaço e reconhecimento no futebol português, o treinador se tornou um verdadeiro andarilho da bola. Em 32 anos, comandou equipes da Arábia Saudita, Vietnã, Angola, Malásia e Sudão.
Nascido em Setúbal, em Portugal, Ricardo Manuel Nunes Formosinho teve uma carreira mediana como volante do Vitória de Setúbal. Posteriormente, atuou por Varzim, Amora FC, Farense e Olhanense.

