O tetracampeão mundial Branco, atualmente coordenador das seleções de base do Brasil, revelou em entrevista à Folha de São Paulo que a CBF tem uma lista de 18 jogadores com potencial para estarem na seleção brasileira principal; entre eles, dois são do Flamengo.
“A gente tem um planejamento para a geração 2030. O objetivo é formar bem e com espírito vitorioso. As gerações que vêm aí do futebol brasileiro são espetaculares. O dia a dia me dá confiança (de que o país terá de novo um melhor do mundo). Os treinos que a gente faz na Granja Comary e a qualidade individual de cada atleta dão essa certeza”, disse Branco.
Os jogadores do Flamengo considerados com potencial para estarem na seleção principal são: o atacante Lázaro, de 20 anos, que já atua no time profissional e vem se destacando na temporada e também o meia Matheus Gonçalves, que está prestes a completar 17 anos.
“Começamos a abrir o campo de observação. A gente precisa ter controle geral do mercado porque trabalhamos em todas as seleções. Precisamos ter uma linha de trabalho boa porque o Brasil é um celeiro. A base sempre foi a saída para o futebol brasileiro. Temos tudo monitorado, mas a pandemia prejudicou muito por não podermos viajar. Temos uma ferramenta online para isso, mas in loco é sempre melhor. Você vê como é o atleta, conversa com as pessoas do clube dele, com familiares” explicou o dirigente.
A lista completa analisada pela CBF tem 9.988 nomes. Ao todo, mais de 2 mil partidas foram acompanhadas pelos observadores da entidade, que classificaram os 18 nomes como “tops”. Os demais são colocados nas prateleiras de “selecionáveis”, “em monitoramento” e “em observação”.
Na temporada, Lázaro tem sido peça importante em meio aos medalhões. Com Paulo Sousa foi onde o atacante viveu seu melhor momento apesar da equipe não engrenar. O jovem tem sete gols marcados e sete assistências. Com Dorival Jr tem sido escalado de titular quando o Flamengo vai a campo com uma equipe alternativa.
Já Matheus Gonçalves é visto como joia rara internamente. O Flamengo, inclusive, tem muito cuidado com o atleta para não pular etapas. O meia sequer foi inscrito na Copa São Paulo de Jr de 2022 por conta da pouca idade.
O jovem de 16 anos foi peça fundamental para a conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil sub-17 de 2021. Agora, passou a integrar a equipe sub-20. No ano passado, assinou seu primeiro contrato profissional com duração de três anos.
Confira a lista completa com os 18 possíveis nomes que podem fazer parte da seleção principal:
2001:
- Rodrygo (atacante, Real Madrid-ESP)
- Martinelli (atacante, Arsenal-ING)
- Yuri Alberto (atacante, Corinthians)
2002:
- Kaio Jorge (atacante, Juventus-ITA)
- Reinier (meia, Real Madrid)
- Lázaro (atacante, Flamengo)
2003:
- Marcos Leonardo (atacante, Santos)
- Matheus Martins (atacante, Fluminense)
- Patryck (lateral esquerdo, São Paulo)
2004:
- Vinicius Tobias (lateral direito, Real Madrid)
- Andrey (meia, Vasco)
- Angelo (atacante, Santos)
2005:
- Vitor Roque (atacante, Athletico)
- Nathan Ribeiro (atacante, Grêmio)
- Matheus Gonçalves (meia, Flamengo)
2006:
- Endrick (atacante, Palmeiras)
- Pedrinho (meia, Corinthians)
- Luis Guilherme (meia, Palmeiras)
Atualização:
Diferente do que foi publicado antes, a lista divulgada pelo Centro de Pesquisa e Análise da base da Seleção Brasileira traz uma projeção de atletas com potencial para servir à Seleção Brasileira Principal até 2030, não jogadores brasileiros que podem ganhar o título de “melhores do mundo”.

