O Grêmio enfrenta o Ituano pelo Brasileirão Série B, na próxima sexta-feira (26) em casa. O Tricolor Gaúcho procura retomar o rumo das vitórias, no entanto, uma dúvida toma conta do ambiente gremista: Quem deverá atuar, Campaz ou Bitello?
O desempenho do Grêmio contra o Cruzeiro foi muito criticado e a retirada de Campaz do time titular impulsionou os questionamentos. No entanto, Bitello entrou bem e fez um papel diferente do que o meia-atacante costuma desempenhar.
Na partida, o jogador marcou um gol e deu a assistência para Diego Souza fazer o seu. Ele conta com a confiança de Roger Machado, que ampliou o seu campo de atuação. Bitello joga em várias posições, sendo o favorito para entrar na partida contra o Ituano.
Inclusive, Roger Machado já insistiu durante as coletivas de imprensa que o volante do Tricolor na verdade é um “meio-campista” e que tem capacidade de desempenhar funções mais ofensivas. Verdade ou não, o fato é que Bitello mostra cada vez ser tão eficiente no ataque quanto na defesa.
Campaz tem boas atuações no atual esquema do Tricolor
Apesar da confiança que Roger tem em Bitello, o esquema pesa contra o jogador. No clássico contra o Cruzeiro, Lucas Leiva foi recuado para a zaga e o atleta atuou como volante. No contexto, o Grêmio desenvolveu um esquema mais defensivo.
Por outro lado, os gaúchos precisam atacar no jogo contra o Ituano e entrar com três volantes pode ser perigoso para as ambições do Grêmio. Vale lembrar, que o duelo acontecerá em Porto Alegre, diante de uma torcida que vive um momento de impaciência com o técnico.
O esquema com Campaz centralizado foi responsável pela sequência de vitórias que levou o Tricolor ao segundo lugar no Brasileirão Série B. O meia colombiano teve boas atuações pelo Grêmio e participou com gols e bons passes. Um dos obstáculos para o jogador é a sua atuação tática.
“Campaz faz o meio-campo ficar caótico. Quando ele perde a bola, não se preocupa com quem está atrás. Essa falta de noção tática, de recomposição, é um desastre. Bitello tem essa consciência, mesmo sendo garoto. Ele organiza melhor o time. Roger sabe que pode contar mais com Bitello, recuado ou adiantado. É muito mais útil por conta dessa capacidade, mais decisivo do que Campaz.” – Falou sobre o jogador o comentarista Sérgio Xavier, da SporTV.
Por fim, a ausência de Ferreira e a entrada de Guilherme não soluciona a situação do Grêmio, que precisa de mais jogadores ofensivos. O atacante recém-chegado ainda não demonstrou qualidade para ser decisivo ou titular na equipe.