A banda britânica Iron Maiden estará no palco do Rock in Rio no próximo dia 2 de setembro, na cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Além de executar um heavy metal tradicional, o grupo tem uma forte ligação com o futebol, em específico, com o time West Ham United.
Na juventude, o baixista e líder, Steve Harris, tinha como passatempo acompanhar os jogos dos Hammers, no Estádio Olímpico de Londres. A paixão pelo futebol levou o artista para o esporte e o seu desempenho em campo, chamou a atenção de olheiros do West Ham United. Após um teste bem sucedido, o então futebolista, ingressou nas categorias de base do time.
A paixão pelo rock surgiu nesse período, na ocasião, Steve Harris estava perto de se tornar um jogador profissional do West Ham. O baixista trocou os estádios pelas arenas de rock e o seu primeiro contato com a música foi com discos de bandas como The Who e Beatles. Autodidata no contrabaixo, Steve começou no Dypsy Kiss e fundou o Iron Maiden em seguida.
Futebol e o Iron Maiden
A relação entre a banda e o futebol persistiu ao longo da carreira do músico. Steve Harris costumava praticar o esporte durante as turnês e foi nesse contexto, que o baixista montou um time de futebol homônimo ao conjunto. Integram o time, a equipe técnica, os roadies, os músicos e uma série de convidados. Em uma “pelada”, o Iron Maiden contou com um reforço de peso, a banda Foo Fighters.
O esporte também está presente em diversos materiais promocionais da banda. Nos videoclipe de ‘Holy Smoke”, por exemplo, aparece uma partida, onde o guitarrista Janick Gers se divide entre o gol e a guitarra.
No acervo comercial do Iron Maiden também estão pôsteres referentes ao esporte e camisas de paródias de clubes e seleções, o que inclui uniformes do Brasil, Milan e West Ham United.
Em relação aos discos, o álbum “Virtual XI” conta com algumas referências ao futebol. Há uma ilustração de uma partida na capa e as fotos de divulgação contaram com os músicos vestidos como craques, com a camisa do time Iron Maiden.
O amor de Steve Harris pelo West Ham United também está em seu seu contrabaixo, um Fender Precision, que conta com um adesivo do time. Por fim, o lema “Up the Irons” é uma referência ao grito da torcida “Up the Hammers”.