Home Futebol Mundial de Clubes 2022 pode ter China como sede; campeão da Libertadores disputa

Mundial de Clubes 2022 pode ter China como sede; campeão da Libertadores disputa

Devido à realização da Copa do Mundo 2022 no Catar, Mundial de Clubes será realizado entre fevereiro e março do ano que vem

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Conforme o jornalista Marcel Rizzo, do UOL, o Mundial de Clubes da FIFA pode ser disputado na China em 2022. Dessa forma, o torneio receberá o campeão desta edição da Libertadores ainda em andamento, que tem Flamengo, Vélez Sarsfield, Palmeiras e Athletico-PR como semifinalistas. Ou seja, um destes quatro poderá viajar para o país asiático para disputar a competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim como nas duas últimas temporadas, o Mundial de Clubes da FIFA de 2022 será realizado no ano que vem. Então, o torneio está previsto para fevereiro ou março de 2023, por causa da Copa do Mundo 2022 no Catar no fim do ano, entre novembro e dezembro. Em virtude da pandemia, as edições de 2020 e 2021 também ocorreram nos começos dos anos seguintes.

A China disputa com o Japão o recebimento do torneio da entidade máxima do futebol. A derrota do Palmeiras para o Chelsea em fevereiro de 2022 aconteceu nos Emirados Árabes Unidos, pois os japoneses, que sediariam o Mundial, desistiram da competição devido ao veto de torcedores nos estádios por conta da pandemia de coronavírus e o iminente prejuízo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

China sediaria Mundial de Clubes com 24 times e planeja Copa do Mundo de 2034

O planejamento inicial era que a China recebesse o Super Mundial de Clubes com 24 clubes, em 2021. Porém, a Covid-19 forçou o cancelamento da ideia, atualmente sem data para ser executada. Nesse sentido, o país se tornou prioridade junto à FIFA para sediar as competições da entidade. De acordo com Marcel Rizzo, os chineses têm o objetivo de receber a Copa do Mundo de 2034. Além disso, o Mundial de Clubes no formato atual com os campeões continentais, mais o campeão nacional do país-sede, está garantido para as próximas duas edições, de 2022 e 2023.

Ainda segundo Rizzo, Real Madrid e Seattle Sounders (EUA), respectivamente os atuais campeões de UEFA Champions League e Concachampions, já incluíram na logística a ida para a China para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA no ano que vem. Desse modo, Auckland City (NZL) e Wydad (MAR) também já estão confirmados no torneio, que ainda aguarda as definições da Libertadores, da Champions da Ásia e do campeão chinês.

PUBLICIDADE

Há 10 anos, o Brasil não comemora o título mundial de clubes. Assim, o último foi o Corinthians em 2012. Anteriormente, o próprio Timão em 2000 no Maracanã, o São Paulo na edição de 2005 e o Internacional em 2006 venceram a competição no formato atual.

PUBLICIDADE
Better Collective