Sem espaço no elenco comandado por Abel Ferreira, o goleiro Mateus, de 20 anos, está sendo emprestado pelo Palmeiras ao Portimonense, de Portugal, por uma temporada. A informação foi divulgada inicialmente pelo site Globo Esporte.
A intenção do Palmeiras é que Mateus ganhe experiência, tanto que não incluiu a opção de compra no fim do vínculo. Isso garante que o goleiro pode retornar para seguir sua carreira no Alviverde.
Mateus foi titular absoluto e um dos destaques do Palmeiras na inédita conquista da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2022. Atualmente, o goleiro era a quarta opção no elenco principal do Alviverde, ficando atrás de Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius Silvestre.
O goleiro Mateus, nascido em 2002, foi emprestado para o Portimonense. O contrato será por um ano, sem opção de compra.#CriasDaAcademia pic.twitter.com/KTkx03RjwW
— Crias da Academia (@CriasDaAcademia) August 6, 2022
Trajetória de Mateus no Palmeiras
Mateus chegou ao Palmeiras em 2016, quando tinha apenas 15 anos, após chamar atenção defendendo o XV de Piracicaba na disputa do Campeonato Paulista Sub-15. Em 2017 o goleiro foi convocado pela primeira vez para vestir as cores da seleção brasileira, na mesma categoria.
Na sequência, o goleiro passou pela equipe sub-17, onde conquistou títulos importantes como Copa do Brasil Sub-17 e Supercopa do Brasil Sub-17. Mateus integrava o time sub-20 do Palmeiras desde 2020 e por ele conquistou dois Campeonatos Paulistas da categoria, além da Copinha deste ano.
Mateus passou a participar de treinamentos com o profissional do Palmeiras em 2019 e, mesmo sem ter estreado, fez parte do elenco campeão de duas Copas Libertadores da América e da Copa do Brasil.
Outros empréstimos do Palmeiras
O Palmeiras também definiu os empréstimos do volante Pedro Bicalho e do atacante Gabriel Silva para o Santa Clara, de Portugal. Os jogadores foram cedidos da mesma forma que Mateus, que é sem a opção de compra no fim do vínculo.

