Home Futebol Ótimo início de Gabriel Jesus no Arsenal é a melhor notícia que Tite poderia receber

Ótimo início de Gabriel Jesus no Arsenal é a melhor notícia que Tite poderia receber

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa a participação do brasileiro na vitória dos Gunners sobre o Bournemouth

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

A vitória sobre o Bournemouth neste sábado (20) foi a terceira seguida do Arsenal de Mikel Arteta nessa edição de 2022/23 da Premier League (o famoso “Inglesão”). Mas quem vem desequilibrando de verdade nos Gunners é Gabriel Jesus. Mesmo não tendo balançado as redes dessa vez, o brasileiro foi um dos melhores em campo (mais uma vez) e se transformou na grande arma ofensiva do escrete londrino. E esse ótimo início no Arsenal não deixa de ser também uma excelente notícia para Tite, visto que Gabriel Jesus é mais uma ótima opção para setor ofensivo da Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo. Seja jogando como ponta ou no comando do ataque.

PUBLICIDADE

Aliás, esse assunto é interessante. Muitas pessoas atribuem essa ótima fase de Gabriel Jesus ao fato dele ter começado a jogar mais à frente e “ter parado de marcar lateral”, numa clara alusão ao esquema tático utilizado por Tite na Seleção Brasileira. Como se o camisa 9 dos Gunners não precisasse perseguir o volante adversário e fechar os espaços no campo ofensivo nos momentos em que sua equipe não tem a posse. Ou seja, mesmo não jogando na ponta, Gabriel Jesus ainda tem obrigações defensivas muito bem definidas.

PUBLICIDADE

Esse é o ponto central desta humilde análise. A grande fase do camisa 9 do Arsenal tem relação direta com o aumento da sua confiança dentro de campo. E isso já podia ser notado no início de 2022, quando Gabriel Jesus ainda defendia as cores do Manchester City de Pep Guardiola (e fazia o que fazia jogando como PONTA). O grande mérito de Mikel Arteta nesse início de Premier League foi potencializar todo esse talento e usar essa confiança num Arsenal intenso, móvel e bastante envolvente com e sem a bola.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzUDVPTGVVSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Gabriel Jesus não balançou as redes na vitória por 3 a 0 sobre o Bournemouth, mas foi decisivo na construção das jogadas e fundamental para que o time funcionasse como seu treinador pretendia e planejava. Mikel Arteta encaixou o camisa 9 como o homem mais avançado de um 4-2-3-1/4-2-4 bem organizado. Saka e Gabriel Martinelli são os pontas com os “pés invertidos”, Ödegaard organiza o jogo junto de Xhaka, Ben White e Zinchenko avançam constantemente e Thomas Partey cuida da proteção da última linha. A jogada do primeiro gol do Arsenal na partida mostra bem como Gabriel Jesus vem entendendo bem o momento de segurar a bola e soltá-la no momento certo.

Gabriel Jesus é o jogador mais avançado do 4-2-3-1 de Mikel Arteta no Arsenal. Foto: Reprodução / ESPN Brasil

É interessante notar que o camisa 9 dos Gunners não é uma referência mais fixa no setor ofensivo. Gabriel Jesus é o tipo de atacante que se movimenta constantemente no terço final de modo a abrir espaços para as descidas dos companheiros de equipe às costas da última linha de defesa adversária. O início de carreia jogando como ponta ajuda nos passes em profundidade e também na projeção em velocidade na direção do gol. E conforme mencionado anteriormente, Gabriel Jesus não “recuperou” seu futebol porque “parou de marcar lateral”. Há muita coisa envolvida nesse processo e nessa melhora do seu desempenho. E todas elas estão diretamente ligadas ao aumento da confiança do jogador.

PUBLICIDADE

Tudo isso tem sido muito bem utilizado por Mikel Arteta no Arsenal nesse início de temporada no Velho Continente. Ainda que não seja possível fazer previsões mais precisas com relação aos próximos meses, o desempenho de Gabriel Jesus vem sim chamando a atenção. Seja se movimentando mais como uma referência móvel no 4-2-3-1 dos Gunners ou até mesmo assumindo o papel de um centroavante propriamente dito. A vitória tranquila sobre o Bournemouth foi suficiente para consolidar essa ótima fase do Arsenal nesse começo de Premier League e também para mostrar novamente que Gabriel Jesus vem se tornando peça cada vez mais fundamental no escrete comandado por Mikel Arteta.

Seja abrindo espaços ou dando profundidade, Gabriel Jesus é peça fundamental no Arsenal. Foto: Reprodução / ESPN Brasil

Difícil não concluir que a ótima fase de Gabriel Jesus e a recuperação do futebol que ele já mostrou não faz muito tempo é ótima notícia para Tite. Enquanto fala sobre Pedro e Hulk, o treinador da Seleção Brasileira teria no camisa 9 do Arsenal o jogador que poderia jogar mais avançado no seu 4-2-4 básico com Neymar vindo mais de trás e dois pontas procurando o espaço aberto por ele com a movimentação já mencionada anteriormente. Mas é sempre preciso deixar claro que Gabriel Jesus já vinha muito bem mesmo jogando como PONTA e perseguindo o lateral adversário. Como todo e qualquer outro jogador de clube grande que possui obrigações defensivas.

Alternativas para mudar um jogo são mais do que bem vindas numa disputa de Copa do Mundo. E Gabriel Jesus vem jogando o fino e mostrando que Tite estava correto em insistir num dos jogadores em que mais depositou confiança. E com o camisa 9 do Arsenal fazendo aquilo que se espera dele, as expectativas para o final do ano aumentam consideravelmente. Mesmo que ainda insistam em bravatas que mostram um completo desconhecimento do que acontece dentro de campo.

PUBLICIDADE