Home Futebol Goleada sobre o Operário-PR confirma ótima fase do Grêmio no Brasileirão Série B; confira a análise

Goleada sobre o Operário-PR confirma ótima fase do Grêmio no Brasileirão Série B; confira a análise

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira destaca a atuação da equipe de Roger Machado na partida desta terça-feira (9)

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Este colunista entende muito bem que o momento do Grêmio ainda requer um pouco de prudência apesar dos ótimos números (conferir no tweet abaixo). Por outro lado, há como se manter esse cuidado com as análises e ao mesmo tempo exaltar a campanha do Tricolor Gaúcho na Série B e o trabalho de Roger Machado à frente da equipe. A atuação na goleada sobre o Operário-PR nesta terça-feira (9) pode não ter sido brilhante. Mas os 5 a 1 em Porto Alegre nos apresentaram um Grêmio intenso, concentrado e letal nos contra-ataques. Até mesmo quando sofria com as investidas do Fantasma no primeiro tempo, o Imortal conseguiu impor seu estilo de jogo.

PUBLICIDADE

Tudo por conta da proposta bem implementada por Roger Machado e bem executada pelos jogadores que estavam em campo. O seu 4-2-3-1 protegia bem a zaga e tinha bom passe na saída de bola com Villasanti e Lucas Leiva na frente da zaga. Havia também as associações pelos lados do campo com as subidas de Rodrigo e Nicolas ao ataque e a movimentação de Gabriel Teixeira e Guilherme. E isso sem mencionar mais uma grande atuação de Diego Souza, perfeito no pivô e cirúrgico nos lançamentos em profundidade. O Grêmio tem hoje uma “cara” bem definida pelo seu treinador e isso é importantíssimo quando o assunto é a Série B.

PUBLICIDADE

Isso porque o andamento da competição aponta para uma definição mais clara sobre os clubes que vão brigar pelo título, pelo acesso ou para não cair para a Série C. Não é exagero nenhum afirmar que o Grêmio tem bola e futebol suficiente para pensar em voos mais altos do que o retorno para a elite do futebol brasileiro. O título da Série B daria confiança até mesmo para o início de uma retomada em 2023 e até para planos maiores na próxima temporada. A goleada sobre o Operário consolidou essa boa fase e mostrou que o time de Roger Machado tem lidado bem com as dificuldades que aparecem pela frente nos jogos da competição.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ1YVJ2WGhEOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Falando sobre o jogo desta terça-feira (9) em si, é muito difícil não apontar Diego Souza como o grande (ou um dos grandes) nomes da noite. Primeiro pela qualidade de sempre com a posse da bola e depois pela busca pelo espaço no campo adversário para explorar as velocidades de Campaz, Gabriel Teixeira e Guilherme. O lance do primeiro gol mostra bem essa movimentação do camisa 29 na busca pelo espaço para lançar os companheiros. Diego Souza aparece junto a Lucas Leiva e Villasanti e faz o passe buscando Guilherme. A zaga não corta e Campaz aproveita a chance para balançar as redes do experiente goleiro Vanderlei.

Diego Souza recua e faz o lançamento longo buscando a chegada do trio de meias na área. Foto: Reprodução / Premiere / GE

Há quem fale em “jogo reativo”, “retranca” e “futebol feio”. Mas é preciso destacar aqui que esse 4-2-3-1 de Roger Machado acaba por potencializar a características dos jogadores citados anteriormente e encaixa bem as características de quem veio do banco de reservas (no caso em questão, Elkeson, Bitello, Gabriel Silva, Janderson e Thaciano). Mas o grande destaque da equipe gremista até o momento é, sem dúvidas, Diego Souza. O atacante de 37 anos conhece os atalhos do campo e vem se transformando em algo mais próximo de um “falso nove” do que propriamente uma referência mais fixa na frente. Seja como for, os números do camisa 29 comprovam sua importância no Grêmio.

PUBLICIDADE
https://twitter.com/Footstats/status/1557156543984013314

Por outro lado, o jogo desta terça-feira (9) também mostrou que Roger Machado precisa realizar ajustes mais finos no sistema defensivo do Grêmio. Principalmente no que se refere às perseguições mais curtas realizadas por Pedro Geromel e Bruno Alves; Além das chances criadas pelo Operário no primeiro tempo (onde o goleiro Brenno se saiu muito bem com pelo menos duas boas defesas), o Fantasma conseguiu encontrar espaços entre os zagueiros e laterais gremistas e criou problemas para o escrete gaúcho. Exatamente como no lance do único gol da equipe de Ponta grossa, marcado por Kalil, aos nove minutos da segunda etapa.

Felipe Garcia recebe o passe no espaço entre Bruno Alves e Nicolas no lance do gol do Operário. Foto: Reprodução / Premiere / GE

Mesmo assim, o que se viu na Arena do Grêmio foi a imposição de um time intenso, altamente comprometido com a proposta tática de seu treinador e que se coloca diretamente na briga pelo título da Série B. Ainda que a distância para o Cruzeiro seja grande (nove pontos), o Tricolor Gaúcho parece estar num melhor momento do que a Raposa. Ou pelo menos mostrando mais consistência e mais facilidade para controlar as ações do jogo ainda que o cenário em campo não seja dos melhores. Exatamente como aconteceu no primeiro tempo da partida contra o Operário. Conforme mencionado anteriormente, o Grêmio pode não ser brilhante. Mas é altamente efetivo.

É verdade que muita coisa pode mudar até o final de uma Série B que vem entregando menos emoção do que o esperado. Só que o Grêmio parece estar no seu melhor momento da temporada e vem mostrando isso dentro de campo. Diego Souza é a referência técnica, Lucas Leiva é a liderança dentro de campo e Roger Machado organiza todos esses talentos da beira do gramado. Os números comprovam essa boa fase.