Home Mercado da Bola Por onde andam 7 jogadores que atuaram por Flamengo e Athletico Paranaense?

Por onde andam 7 jogadores que atuaram por Flamengo e Athletico Paranaense?

Além da Copa do Brasileiro e Brasileirão Série A, os clubes podem se enfrentar em uma eventual final de Copa Libertadores da América

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, é difícil contar a história do confronto entre Flamengo e Athletico Paranaense sem relembrar jogadores que vestiram a camisa dos dois clubes. Afinal, as equipes têm transformado seus encontros em grandes duelos há anos.

PUBLICIDADE

Marcelo Cirino, por exemplo, não deixou saudades nos torcedores flamenguistas. Por outro lado, o atacante se tornou peça importante nas recentes conquistas do Furacão da Baixada como na Copa Sul-Americana de 2018 e Copa do Brasil de 2019.

Adriano, por sua vez, teve passagem emblemática pelo Flamengo sendo o símbolo da conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. No entanto, o Imperador teve passagem para ser esquecida pelo Athletico após quatro jogos e um gol em 2014.

PUBLICIDADE

As movimentações mais recentes foram feitas pelo Flamengo que tirou o goleiro Santos e o zagueiro Léo Pereira da Arena da Baixada. O primeiro tornou-se titular incontestável da meta. Já o segundo ainda luta para superar a desconfiança dos torcedores rubro-negros.

E os outros? A maioria não caiu nas graças das duas torcidas. Mas ainda há uns que vivem a expectativa de escrever uma nova história a partir do confronto deste domingo (14) válido pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Já outros tentam se eternizar no enfrentamento válido pela Copa do Brasil. O Torcedores.com relacionou abaixo sete jogadores que vestiram as camisas de Flamengo e Athletico Paranaense e apresenta por onde eles andam?

GEUVÂNIO

Atacante

PUBLICIDADE

30 anos

Náutico

Apesar do bom começo no Santos, ele não conseguiu repetir as boas atuações pelo Flamengo. Em 2017, foi contratado no ‘pacotão’ que tinha Diego Alves, Rhodolfo, Conca e Everton Ribeiro. Marcou apenas dois gols. No ano seguinte, deixou o clube para alívio dos torcedores

Em 2020, o centroavante desembarcou na Arena da Baixada na esperança de recuperar o futebol de quando era um ‘Menino da Vila’. Entretanto, foi dispensado por deficiência técnica após um gol e 16 jogos com a camisa rubro-negra.

PUBLICIDADE

EDUARDO DA SILVA

Atacante

39 anos

Aposentado

Surgiu para o futebol no time da Vila Kenedy, comunidade localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante a Taça das Favelas. De lá, seguiu para a Croácia onde atuou pelo Dínamo de Zagreb. Posteriormente, passou por Arsenal, Shakhtar Donetsk e Legia Varsóvia.

PUBLICIDADE

Naturalizado croata, ele defendeu o país na Copa do Mundo de 2014. No Brasil, teve passagens sem brilho por Flamengo e Athletico Paranaense. Encerrou a carreira em 2019. Atualmente, é empresário e leva jogadores brasileiros para o Leste Europeu.

EVERTON CARDOSO

Atacante

33 anos

Ponte Preta

PUBLICIDADE

O atacante teve duas passagens pelo Flamengo. Em 2009, integrou o elenco que conquistou a Série A do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca. Cinco anos depois, retornou ao clube para vencer os Estaduais de 2014 e 2017.

Apesar da passagem sem títulos pelo Paraná, Everton Carodoso foi destaque no time que acabou sendo vice-campeão da Copa do Brasil de 2013. O título, inclusive, ficou com quem? Ficou com o Flamengo.

MARCELO CIRINO

Atacante

30 anos

PUBLICIDADE

Athletico Paranaense

Cria das divisões de base do Athletico, o atacante está na sua quarta passagem pela a Arena da Baixada. É, atualmente, um dos ídolos da história recente do clube por causa das conquistas da Copa Sul-Americana de 2018 e Copa do Brasil de 2019.

No entanto, Marcelo Cirino teve passagem nada agradável pelo Flamengo. Ele chegou ao clube a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. Nesse meio tempo, ficou marcado pela torcida por causa das fracas atuações e escassez de gols.

LÉO MORAIS

Lateral-direito

PUBLICIDADE

30 anos

Botafogo-PB

Revelado pelo Athletico, Léo Morais teve duas passagens pela Arena da Baixada. Na última, por exemplo, integrou o elenco que faturou o Campeonato Paranaense de 2016. Entretanto, nunca foi uma unanimidade entre os torcedores do Furacão.

Em 2014, o lateral-direito foi contratado no ‘pacote’ que levou Everton Cardoso para o Flamengo. Ele chegou ao clube para ser o substituto imediato do veterano Léo Moura. Porém, não conseguiu emplacar no time devido à seguidas lesões musculares.

PUBLICIDADE

MARIUZ PIEKARSKI

Meia

47 anos

Aposentado

Aos 21 anos, o camisa 10 desembarcou no Brasil em 1996, quando o atacante Paulo Rink era o maior astro do Athletico. Ao todo, foram 22 jogos e um gol com a camisa rubro-negra. Apesar de não ter sido campeão pelo clube, Piekarski deixou boa impressão junto aos torcedores.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, ele foi contratado com status de craque pelo Flamengo. Porém, o jogador teve passagem apagada pelo time que tinha os astros Sávio, Renato Gaúcho e Romário. Deixou o clube no fim daquela temporada. Atualmente é empresário de jogadores na Polônia,

NÉLIO

Atacante

52 anos

Aposentado

PUBLICIDADE

Nélio é integrante da geração que revelou Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Djalminha. Além da Copa São Paulo de Futebol Junior de 1990, o atacante foi titular nas conquistas da Copa do Brasil de 1990 e Campeonato Brasileiro de 1992.

Logo após deixar o clube carioca, ele se transferiu para o Athletico onde disputou 11 jogos, marcou dois gols e acumulou lesões no joelho direito. Atualmente é comentarista esportivo, titular absoluto e camisa 10 do time máster do Flamengo.