Rafinha Alcântara, do Paris Saint-Germain, foi oferecido ao Atlético-MG? Sim. O volante de 29 anos tem contrato com a equipe francesa até junho de 2023. Porém, é considerado ‘carta fora do baralho’ do Christophe Galtier para a próxima temporada.
O Torcedores.com apurou que Rafinha Alcântara é um jogador considerado fora da realidade financeira alvinegra. O camisa 12 ganha 5,2 milhões de euros (R$ 27,2 milhões, pela cotação atual) por temporada no PSG. Ou seja, fatura 433 mil euros (R$ 2,2 milhões) por mês.
O diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano tem autorização Rafael Menin, Rubens Menin, Renato Salvador e Ricardo Guimarães, que formam o Grupo dos 4Rs, integrantes do Conselho Gestor do Atlético-MG.
Apesar de considerar Rafinha Alcântara um ‘ponto fora da curva’, o dirigente vem mantendo sucessivos contatos com o empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, a fim de viabilizar a contratação nesta janela de transferências.
Ainda segundo apurou a reportagem, os números em torno de Rafinha Alcântara estão acima do teto salarial do Atlético-MG. No entanto, pessoas ligadas ao presidente Sérgio Coelho tentam convencê-lo a abrir uma exceção.
Em um primeiro momento, o Atlético-MG busca um empréstimo sem custos até junho de 2023 e com o Paris Saint-Germain pagando 100% dos vencimentos do atleta. O argumento de que no Galo, o meio-campista terá espaço para recuperar seu futebol.
O ‘Plano B’ alvinegro é tentar a contratação de Rafinha Alcântara através de uma operação sem custos, ou seja, com o jogador negociando uma rescisão amigável com o clube francês, o que é um negócio possível. Afinal, o volante está sem propostas para seguir na Europa.
Atlético-MG nega interesse no jogador do PSG
Oficialmente, a informação no Atlético-MG é de que não há conversas em andamento para contratação de Rafinha Alcântara. No entanto, Rodrigo Caetano iniciou conversas com o pai do jogador, Mazinho, que está em Paris para tratar do futuro do atleta.
De acordo com pessoas próximas a negociação consultadas pelo Torcedores.com, Mazinho quer encontrar um clube onde Rafinha Alcântara seja tratado como estrela. Na última temporada, por exemplo, ele teve passagem destacada pela Real Sociedad, da Espanha.
Em busca de reforços para qualificar o elenco comandado por Cuca, o Atlético-MG entende que Rafinha Alcântara pode ser a ‘cereja do bolo’ nesta janela de transferências. Vale lembrar que o clube contratou Jemerson, Cristián Pavón e Alan Kardec em julho.
A carreira de Rafinha Alcântara
Rafinha Alcântara tem 29 anos e foi contratado pelo Paris Saint-Germain em junho de 2020. Nesse ínterim, disputou 39 jogos sendo 28 no Campeonato Francês, três na Copa da França e oito na Liga dos Campeões da Europa. Além disso, totalizou 1.870 minutos em campo.
Antes de chegar no PSG, o volante passou por Barcelona, Internazionale e Celta de Vigo. No futebol europeu, conquistou a Liga dos Campeões, a Supercopa Europeia, o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Copa da França.
Em 2016, Rafinha Alcântara foi convocado por Rogério Micale para defender a seleção sub-23 que venceu para o Brasil a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Com a camisa amarelinha, ele também levantou taça do Torneio de Toulon em 2013.
Melhores momentos de Rafinha Alcântara nos primeiros meses de PSG. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpMlp0ZnpzWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

