Recordes no PSG e “proximidade” de Pelé na seleção: Neymar atinge marcas expressivas em 2022
Atacante do Paris Saint-Germain foi decisivo para empate em 1 a 1 contra o Monaco neste final de semana e manteve índice acima da média
Alex Grimm/Getty Images
Incisivo e com faro de gol aguçado, assim tem sido Neymar no início da temporada no Velho Continente. Apesar do Paris Saint-Germain ter perdido os 100% de aproveitamento neste domingo (28) para o Monaco, no Parque dos Príncipes, o brasileiro deixou mais uma vez a sua marca, convertendo cobrança de pênalti, que salvou sua equipe do revés na Ligue 1.
Avassalador, Neymar ostenta o posto de maior artilheiro brasileiro em 2022 e neste início de temporada já participou de 14 dos 22 gols anotados pelo PSG em cinco jogos. São oito tentos e seis assistências. Números estes que representam o melhor início de temporada desde a chegada dele ao clube francês em 2017.
O camisa 10 alcançou o recorde de ter sido o primeiro jogador a anotar seis gols com apenas quatro jogos disputados na Ligue 1. Somente no ano de 2022, o brasileiro ostenta a marca de 18 gols em 19 jogos disputados. Se contabilizados os números da seleção, o índice aumenta. São 22 jogos no geral (PSG e seleção) e 22 gols convertidos. Nos últimos nove compromissos por clube e seleção, Neymar marcou em todos e ainda deu seis assistências.
MELHOR BATEDOR DE PÊNALTI DO MUNDO? 🤩🇧🇷 @neymarjr você é absurdo, não tem jeito! 👏 pic.twitter.com/GI3XEN0yja
— TNT Sports Brasil (@TNTSportsBR) August 28, 2022
🔎 Neymar (30 anos) tem a maior Nota SofaScore (9.12) da Europa na temporada 22/23.
⚔️ 5 jogos
⚽️ 8 gols (!)
🅰️ 6 assistências (!)
🅿️ 2.8 participações em gols / j (!)
🥊 2 pênaltis sofridos (!)
🔑 19 passes decisivos (!)
🛠 9 grandes chances criadas (!)
👟 11 chutes (9 no gol!) pic.twitter.com/awgY9w353d— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) August 28, 2022
NEYMAR E PELÉ
Em termos de seleção, Neymar acumula quatro gols em três jogos disputados no ano. O bom desempenho fez com que o camisa 10 se aproximasse da marca histórica de ninguém menos do que Pelé. Segundo a conta da Fifa, o astro do PSG já balançou as redes com a camisa da amarelinha em 74 oportunidades, três a menos em relação ao “Rei do Futebol”.
Neste cenário, Neymar já pode alcançar o topo da artilharia no escrete nacional nos amistosos preparatórios contra Gana e Tunísia, ou na disputa da própria Copa do Mundo do Qatar, que ocorre entre novembro e dezembro deste ano.

