Atuante nesta janela de transferências, o Botafogo acertou a contratação de 10 jogadores entre eles o volante Gabriel Pires, de 28 anos, emprestado pelo Benfica. Foi lá, inclusive, que o jogador foi do céu ao inferno.
Jorge Jesus e volante Gabriel Pires vivam trocando farpas durante a última passagem do treinador, hoje no Fenerbahçe, da Turquia, pelo Benfica em 2021. Na época, o treinador atravessava momento delicado devido à falta de títulos na temporada anterior.
Com isso, Jorge Jesus se viu obrigado a reformular o elenco encarnado e colocar alguns jogadores na lista de ‘negociáveis’. Na época anterior, Gabriel Pires era titular absoluto e capitão de Benfica. Mas acabou perdendo espaço com a chegada do Mister, já que os donos da cabeça de área eram Julian Weigl e Adel Taarabt.
Desde então, a relação entre os dois piorou ainda mais. Em junho de 2021, Gabriel Pires foi ‘escanteado’, como se diz na gíria do futebol, pelo português. O meio-campista entrou em campo em um dos cinco amistosos que o Benfica realizou no período de pré-temporada.
Insatisfeito, Gabriel Pires confrontou Jorge Jesus depois de atuar apenas 13 minutos no jogo contra o Lille. Depois disso, ele foi ‘rebaixado’ pelo ex-técnico do Flamengo para o time B por quebra de hierarquia e não atuou mais com a camisa encarnada.
Gabriel Pires foi ‘esfriar a cabeça’ no Oriente Médio
Após a discussão com Jorge Jesus, Gabriel Pires foi emprestado ao Al-Gharafa, do Catar, pelo período de uma temporada. Foi levado pelo empresário Jorge Mendes, o mesmo que cuida da carreira do astro Cristiano Ronaldo, para ‘esfriar a cabeça’ no Oriente Médio.
Sem propostas concretas para seguir no futebol europeu, o meio-campista chegou a ser oferecido ao Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Internacional. Apesar do interesse, os clubes desistiram da contratação devido aos altos valores envolvidos na operação.
No Mundo Árabe, Gabriel Pires se tornou um dos principais jogadores em atividade no Catar. Lá, conquistou prêmios individuais e, de quebra, foi eleito pela imprensa local para a seleção do campeonato. Nesse meio tempo, foram 31 jogos, sete gols marcados e 10 assistências.
Apesar disso, o volante não conseguiu reconquistar seu espaço no Benfica. Fora dos planos do técnico Roger Schmidt, Gabriel Pires foi emprestado ao Botafogo até junho do ano que vem e com opção de prorrogação até dezembro de 2023.

