Home Futebol Saiba o que alega o torcedor do Internacional acusado de racismo em duelo contra o Juventude

Saiba o que alega o torcedor do Internacional acusado de racismo em duelo contra o Juventude

Situação no jogo de Internacional 4×0 Juventude acabou manchando negativamente a partida válida pelo Brasileirão de 2022

Eduardo Caspary
Eduardo Caspary é jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014, com Especialização Digital feita entre 2016 e 2018 na mesma universidade. Apaixonado por esportes, em especial futebol e tênis. Mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O atacante Felipe Pires, do Juventude, se revoltou ao ser substituído no segundo tempo da goleada sofrida pelo seu time, de 4×0, diante do Inter, no Beira-Rio, nesta segunda-feira, pelo Brasileirão. Ele alegou ter ouvido gritos racistas por parte de um torcedor do Inter e o episódio foi parar na delegacia do estádio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sem dar entrevistas, o jogador do time de Caxias do Sul registrou boletim de ocorrência sobre o ocorrido no JECrim (Juizado Especial Criminal). Um inquérito será instaurado para maior apuração dos fatos e a defesa do torcedor deu explicação sobre o acontecido.

O torcedor, que é de Caxias do Sul, mas torce para o Inter, alega ter gritado palavras de incentivo para Rafinha, que estava fazendo a sua estreia no profissional do Juventude. Ambos seriam amigos desde a infância em Caxias e teriam inclusive se encontrado no hotel da delegação durante o dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A versão é absolutamente verossímil, respeitando todos os pontos contrários. Os meninos e ele são amigos de infância do Rafinha, foram ao hotel cumprimentá-lo. Todas as brincadeiras que fizeram na substituição. Era estreia dele. Eles, sendo de Caxias, se posicionaram atrás do banco do Juventude pelo amigo. Era o motivo que os trouxe ao jogo. Depois perante a delegada constatamos que realmente não tem nenhuma citação que lembre injúria racial. Não se quer descaracterizar, polemizar com o depoimento do Felipe. Parece que jogou em um país com histórico de racismo no leste europeu. Respeitamos a posição de todos porque é uma questão muito séria”, disse o advogado do torcedor, Bruno Scheidemandel Neto.

Nota oficial do Internacional sobre o caso

“Na noite desta segunda-feira (29/08), durante o segundo tempo da partida entre Inter e Juventude, o atleta Felipe Pires foi vítima de injúria racial no Beira-Rio. Diante do episódio, o Clube do Povo manifesta seu absoluto repúdio a todo e qualquer tipo de preconceito, e informa que, tão logo ocorreu a identificação do responsável pelo ato, o torcedor foi retirado das arquibancadas do Gigante e sofrerá sanções em função do comportamento inadequado.

O Internacional está ajudando as autoridades na apuração dos fatos, e reitera seu apoio ao Juventude e ao atleta. O Clube lamenta que o episódio tenha ocorrido na partida de hoje, quando o time atuou com com a camisa preta e um patch antirracismo, elaborado pela CBF, estampado em seu novo uniforme.”

PUBLICIDADE

Nota oficial do Juventude sobre o caso

“O Esporte Clube Juventude reitera seu repúdio para com todo e qualquer tipo de ato racista ou discriminatório. Na noite desta segunda-feira (29), ao minuto 36 do segundo tempo da partida diante do Internacional, no estádio Beira-Rio, o atleta Felipe Pires foi alvo de insultos racistas de um torcedor do Internacional, que foi prontamente identificado pela segurança do clube mandante.

PUBLICIDADE

Ao final da partida, com total apoio jurídico do Juventude, o atleta registrou Boletim de Ocorrência no JECRIM localizado no estádio Beira-Rio. O clube seguirá absolutamente atento ao caso e prestando todo o apoio necessário a Felipe Pires.”

Better Collective