O Palmeiras de Abel Ferreira é o atual bicampeão da Copa Libertadores da América e líder isolado do Brasileirão Série A, com oito pontos de vantagem em relação ao vice Fluminense. No “Bem, Amigos!” desta segunda-feira (22), o argentino Jorge Sampaoli analisou o time comandado pelo português e avaliou o motivo que faz o Verdão ser tão competitivo.
“A organização do Palmeiras, sem demasiadas contratações de excelência, mas tem o nível de compromisso técnica e tática de alto nível. É muito difícil bater o Palmeiras”, disse Sampaoli.
Com Abel, o Palmeiras vive uma de suas fases mais vencedoras. Neste momento, só falta as conquistas do Mundial de Clubes e Campeonato Brasileiro para o período ter todas as taças conquistadas. E o clube pode sonhar em 2022: cada vez mais perto do título nacional, o Alviverde está na semifinal da Libertadores e, caso vença, poderá disputar o Mundial mais uma vez.
Sampaoli analisou também o Flamengo, que vem fazendo contratações de alto nível. O argentino apresentou as diferenças dos dois clubes mais vencedores do futebol nacional nos últimos anos: “No Brasil, há times muito diferentes. O Palmeiras consolidou um estilo, e o Flamengo conta sempre com um elenco de elite”, ressaltou ele, que ainda criticou o trabalho de Paulo Sousa:
“O Flamengo, pela qualidade de seus jogadores, me parece ilógico que estiveram no 14° lugar da tabela. Quando um treinador pensa que os jogadores precisam se adaptar ao seu estilo e não tira o melhor deles, penso que é um trabalho fracassado. Sigo pensando que o futebol não é dos treinadores, é dos jogadores”, disparou Sampaoli.
Depois de bom trabalho no Olympique de Marselha, Sampaoli está sem clube atualmente. Ele já trabalhou em Santos e Atlético-MG no futebol brasileiro e, neste momento, espera por um projeto que possa o animar em questão de ter condições de brigar por títulos.
Depois de ficar sem clube após trabalho no Santos, Sampaoli chegou a ser procurado pelo Palmeiras, em dezembro de 2019. No entanto, as partes envolvidas não chegaram a um acordo. Tempos depois, o argentino fechou com Atlético-MG, onde passou perto do título do Brasileirão.
Palmeiras x Flamengo
“Foi um jogo decisivo onde o Flamengo optou por jogar com um time alternativo, enquanto o Palmeiras entrou com um esquema organizado e que dá resultado há muito tempo. Foi uma partida bastante equilibrada e com muitos duelos neutros no meio de campo. Se o Flamengo ganhasse, poderia encostar na tabela. O Palmeiras jogou com a vantagem”, declarou Sampaoli.

