Home Futebol Sampaoli explica saídas de Santos e Atlético-MG e fala sobre futuro: “Lugar onde tem projeto”

Sampaoli explica saídas de Santos e Atlético-MG e fala sobre futuro: “Lugar onde tem projeto”

Apesar de ter conquistado apenas um título, Sampaoli deixou marcas no futebol brasileiro

Por Paulo Foles em 23/08/2022 09:23 - Atualizado há 3 anos

Foto: Divulgação/Atlético-MG

Jorge Sampaoli teve passagens por Santos e Atlético-MG no futebol brasileiro, entre 2019 e 2020. Os dois trabalhos têm coisas em comum: ambos empolgaram pela forma de jogar, mas não conquistaram títulos nacionais e ficou a sensação que poderia ter sido melhores caso tivessem sequência. No entanto, o argentino optou por sair e “abandonar” os projetos.

No “Bem, Amigos!” desta segunda-feira, Sampaoli explicou os motivos de ter saído das equipes brasileiras. Ele apresentou argumentos para esclarecer suas decisões:

“Minha exigência é que precisamos dar passos certos no processo. No Santos, era muito difícil continuar porque havia diferenças com o presidente. Lá, não havia nenhuma possibilidade de melhorar. Não faria sentido trabalhar mais um ano sem possibilidade de melhora”, disse Sampaoli.

No Santos, Sampaoli levou um elenco considerado “limitado” por muitos ao vice do Brasileirão Série A. O “azar” do argentino foi ter competido com o auge do Flamengo de Jorge Jesus, que fez pontuação recorde (90). O Alvinegro Praiano somou 74 pontos na ocasião, mais do que alguns times que foram campeões em outras edições, como o próprio Flamengo em 2020, que teve 71.

Já no Atlético-MG, Sampaoli pegou um time que já estava desclassificado de todas competições de mata-mata. O Brasileirão Série A era a prioridade máxima da temporada. O clube mineiro vivia naquele momento o início de investimentos pesados e estava montando um elenco forte aos poucos. Ele foi campeão mineiro no clube.

“Tive uma conversa com o Rodrigo Caetano [diretor do clube na época]. Falamos de Nacho, Hulk… a ideia era competir com Flamengo e Palmeiras. Para isso, precisávamos dar um salto muito mais ambicioso. Eles vieram, mas naquele momento, chegou o convite do Marselha e a possibilidade de voltar para a Europa. Com o Atlético-MG, tive pouca identidade com a torcida justamente pela pandemia. Foi um ano muito atípico. Cheguei com o estadual já iniciado”, contou Sampaoli.

Depois da saída de Sampaoli, o Atlético fechou com Cuca e teve uma temporada histórica em 2021, com as conquistas do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.

Sampaoli está sem clube neste momento e morando no Rio de Janeiro. Ele aguarda por um projeto animador: “Minha experiência me diz que nada que passou pelo caminho serviu. Eu, como treinador, não posso dizer ou planejar para onde vou. Normalmente, as coisas acontecem. Planejar me frustraria. O que me inspira é estar em um lugar onde possa ter um projeto”, comentou o argentino.

Exit mobile version