Home Mercado da Bola Técnico oferecido ao Ceará já comandou o São Paulo e foi demitido das seleções do México e Paraguai

Técnico oferecido ao Ceará já comandou o São Paulo e foi demitido das seleções do México e Paraguai

Juan Carlos Osorio está livre no mercado da bola desde que foi demitido do América de Cali, da Colômbia, em março

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Desde a noite do último domingo (14), quando Marquinhos Santos foi demitido pelo presidente Robinson de Castro, após a derrota para o Fortaleza por 1 a 0, diversos nomes foram tentados e oferecidos ao Ceará.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Abel Braga, Odair Hellmann, Renato Gaúcho, Sylvinho e Vanderlei Luxemburgo foram riscados da lista do dirigente alvinegro. Eles foram procurados por Robinson de Castro, mas recusaram o convite por motivos diversos.

O nome mais cotado para assumir o lugar era Vanderlei Luxemburgo até o começo da tarde desta terça-feira (16), mas a opção do veterano em permanecer fora do mercado até dezembro foi um balde de água fria nos ânimos da torcida.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, chegou até Robinson de Castro o nome do colombiano Juan Carlos Osorio. Sem clube desde que foi demitido do América de Cali, em março, ele deseja voltar a trabalhar no exterior.

Recentemente, Juan Carlos Osorio foi oferecido a Botafogo, Fluminense, Corinthians, Internacional e Santos. No entanto, os clubes decidiram contratar Luís Castro, Fernando Diniz, Vítor Pereira, Mano Menezes e Fabián Bustos, à época.

Juan Carlos Osorio não está na lista de prioridades do Ceará. Porém, o nome não está totalmente descartado por Robinson de Castro que tem leve preferência pelo paraguaio Gustavo Morinigo que foi demitido do Coritiba.

Juan Carlos Osorio teve saída conturbada do São Paulo

Com passagens por Manchester City, New York Metro Stars, New York Red Bulls, Puebla, Once Caldas e Atlético Nacional, Juan Carlos Osorio teve breve passagem pelo futebol brasleileiro em 2015, quando comandou o São Paulo.

PUBLICIDADE

Porém, o treinador não cumpriu o contrato e abandou o clube paulista em meio a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Na época, o Tricolor do Morumbi vivia bom momento na competição e ocupava a terceira colocação.

Juan Carlos Osorio encerrou o vínculo com o São Paulo pelo sonho de trabalhar em uma Copa do Mundo. Foi contratado para comandar a seleção mexicana na Copa do Mundo de 2018. Em um grupo com Alemanha, Suécia e Coréia do Sul.

Desde sua chegada, ele não teve o apoio da imprensa do país que acreditava na eliminação do México na primeira fase do Mundial. No entanto, a ‘La Tri’ conseguiu avançar de fase e alcançou as oitavas de final. Porém, a equipe acabou sendo eliminada pelo Brasil.

Logo após ser demitido, Juan Carlos Osorio foi convidado para comandar o Paraguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Entretanto, foi demitido do cargo após entrar em rota de colisão com os dirigentes da Federação Paraguaia de Futebol.

PUBLICIDADE

Na época, o treinador reclamou da falta de apoio dos dirigentes para rejuvenescer o grupo e, principalmente, a ausência de amistosos contra seleções que pudessem servir como termômetro para testar o nível do futebol dos paraguaios.

Desde então, o treinador de 61 anos comandou o Atlético Nacional e o América de Cali, ambos da Colômbia, sendo demitido de todos os clubes por falta de resultados expressivos e por ter fracassado nas competições nacionais.