Vivendo a expectativa por sua segunda Copa do Mundo consecutiva dirigindo o Brasil, o técnico Tite, ao lado do inseparável auxiliar Cleber Xavier, finaliza as observações de jogadores para fazer a convocação final. Um dos atletas que segue no radar da comissão técnica é Vanderson, lateral-direito revelado pelo Grêmio, que tem atuado até mais avançado no Monaco, da França.
“Nós temos acompanhado bastante. Inclusive o Vanderson, que surgiu bem. Mas também precisamos prestar atenção na função e posição que exerce no seu clube. Tem entrado por vezes de lateral e muitas vezes como atacante de beirada. Quando um jogador fica trabalhando e não dá sequência, fica sim o acompanhamento, mas a rotina do lugar fica prejudicado”, comentou Tite em entrevista ao canal Caju Tricolor.
Cleber Xavier também falou sobre Vanderson e elogiou o jogador, que tem apenas 21 anos e vem se desenvolvendo ainda mais na Europa.
“O Brasil produz muitos atletas e muitos sub-23 campeões olímpicos já estiveram com a gente. Outros estarão. O Vanderson vem dessa safra sub-21 e tem atuando mais vezes como externo na faixa avançada do que como lateral. Ele está se desenvolvendo. No Grêmio, mostrou uma característica de jogo ofensiva muito forte, de passagem e chegada. Ele está evoluindo no seu posicionamento defensivo e está na lista de observações sim. Potencial físico e técnico muito alto”.
Vanderson no Grêmio
Vanderson começou a surgir com mais destaque no Grêmio entre o final de 2020 e começo de 2021, tendo sido titular mesmo com a concorrência dos experientes Rafinha e Victor Ferraz. Segundo o portal GZH, o valor pago pelos franceses por Vanderson foi de 11 milhões de euros (R$ 69,7 milhões), com o Grêmio recebendo em quatro parcelas um valor total de 7,7 milhões de euros (R$ 48,8 milhões) por seus 70% dos direitos.

