Torcedores do America, que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Carioca, planejam um protesto contra a diretoria do clube. Panfletos digitais circulam em grupos de Whaatsapp e Telegram, convocando a torcida para se reunir neste sábado (13), às 15h30, em frente ao terreno onde existia a sede social na Rua Campos Sales, na Tijuca.
O Torcedores.com apurou que o principal alvo da insatisfação dos torcedores é o presidente Sidney Seixas Santana que está no cargo desde 2018. Ele é classificado nos ‘panfletos digitais’ como o dirigente que ‘abandonou o clube’ e que ‘mais desrespeitou o estatuto’ do America nos últimos anos.
Nas redes sociais, a torcida pede que Sidney Seixas Santana renuncie ao cargo com a frase: ‘prove que ama o America’. No texto, os torcedores rubros são convocados a se movimentarem conclamando personalidades como os jornalistas Alex Escobar e José Trajano, já que, no entendimento da organização do evento, ‘o conselho não vai entrar em campo’.
No panfleto, há menção às torcidas organizadas Inferno Rubro, DNA Rubro e Leões Rubros. O texto que circula convoca o ‘torcedor rubro’, o ‘torcedor de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo’ e ‘moradores dos bairros da Tijuca e Vila Isabel’ que foram afetados com a demolição da sede e a interdição do local pelo Corpo de Bombeiros.
Os manifestantes, inconformados com o abandono do departamento de futebol do America, que jogou recentemente a Série A2 do Campeonato Carioca, têm como objetivo dar um choque de realidade para que o clube não agrave ainda mais sua saúde financeira ficando por estar longe da elite do futebol nacional.
Shopping nunca saiu do papel
A sede do America na Rua Campos Sales foi demolida há cinco anos para a construção de um hipotético shopping que nunca saiu do papel. Desde então, um investidor do mercado imobiliário injeta dinheiro mensalmente no clube, a título desconhecido da torcida, enquanto tenta viabilizar a construção do tal empreendimento.
Segundo clube dos cariocas
O America foi, até 1986, a quinta força do futebol carioca e a décima terceira potência do cenário nacional. Por isso, ganhou a ‘alcunha’ de segundo clube do coração dos cariocas. Logo após a criação da Copa União e diversas articulações políticas nos bastidores da CBF, o clube entrou numa decadência jamais vista no Brasil.
Atualmente, o ‘Ameriquinha’ está na Série A2 do Campeonato Carioca. Com a fraca campanha na segundona deste ano, o clube irá amargar mais um ano longe dos gigantes cariocas. Agora, o time rubrovolta às atenções para a Copa Rio. O campeão do torneio terá o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil de 2023.

