Nem sempre o futebol é como planejado, por vezes, grandes nomes acabam saindo de times brasileiros ou da Europa para ir para destinos mais rentáveis. A perda de espaço ou inclusive as grandes ofertas econômicas viabilizam este tipo de transações. Entretanto, cada vez mais, alguns nomes optam por esta alternativa, veja lista de grandes nomes que jogam no futebol árabe.
Michael
Talvez um dos nomes mais conhecidos dos brasileiros que estão no futebol árabe atualmente, é o Michael. O jogador é ex-Flamengo e defende desde 2020 o AL Hilal. Até o momento já fez 23 jogos e marcou três gols no Campeonato Árabe.
Vitinho
O jogador de 29 anos, que já defendeu as cores do Flamengo, acertou recentemente uma proposta do Al Ettifaq, da Arábia Saudita. O contrato é de três temporadas. O atacante, que foi cria do Botafogo, já passou pelo Mengão, CSKA e Internacional antes de ir rumo às arábias.
João Pedro
O jogador brasileiro de 29 anos foi revelado pelo Ferroviária. Posteriormente, teve uma participação nas categorias de base do Nacional, Palmeiras, Santa Clara e Fortaleza. Entretanto, não teve grande destaque dentro do futebol brasileiro, o que fez com que partisse para o futebol árabe em 2017. Atualmente, no Al- Wahda tem 16 gols em 27 partidas.
Miralem Pjanic
Um grande jogador que surpreendeu na última janela de transferências foi Pjanic. Após ter ficado sem espaço no Barcelona, trocou o time espanhol pelo AL Sharjah, dos Emirados Árabes. O sérbio, além da sua passagem pelo time culé, também jogou recentemente no Besiktas, time turco.
Andriy Yarmolenko
O jogador ucraniano de 32 anos se destacou no começo da carreira com excelentes participações no Dínamo de Kiev. Assim, fez com que fosse contratado pelo Borussia Dortmund em agosto de 2017, trabalhando junto com Dembéle. Após uma temporada sem grande sucesso, foi transferido ao West Ham até 2022, onde aceitaria uma proposta do Al Ain.
Sebastián Tagliabúe
Nascido em Olivos, Argentina, estreou no futebol no Colegiales, onde completou 123 partidas como titular e marcou 37 gols em 5 temporadas. Com o grande resultado, o Everton fez uma proposta onde não teve o mesmo desenvolvimento. Logo, após alguns outros times, aceitou a proposta do Ettifaq em 2010 para começar sua empreitada no futebol árabe, fazendo com que acabasse se naturalizando e defendendo a seleção dos Emirados Árabes Unidos.
Caio Lucas
Finalmente, quem acompanha o futebol das categorias de base no Brasil, talvez lembre bem do nome Caio Lucas. Este jogador fez sucesso como cria do São Paulo. Entretanto, recebeu uma oferta do futebol japonês antes de estrear como profissional no Brasil. Em seguida, também chamaria a atenção do Benfica em 2019, sem boas participações acabou indo ao Al Sharjah que defende até hoje.

