O Palmeiras ainda está focado na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, entretanto, já tem torcedor de olho nos reforços para a próxima temporada. Uma das principais criticas em relação ao primeiro ano da gestão da presidente Leila Pereira, inclusive, é relacionada a qualidade das contratações feitas em 2022.
Em entrevista ao podcast ‘Buzz Talk’, o técnico Abel Ferreira falou sobre como funciona o processo de contratações no Palmeiras. O comandante portguês revelou que o foco principal do clube atualmente está voltada para as categorias de base.
“Nós olhamos para o nosso elenco, vemos onde temos que nos reforçar e a primeira coisa que fazemos é olhar para base. Precisamos de uma posição, na base tem alguém que pode suprir [a carência do elenco]? O clube quer apostar na base. É uma coisa minha, e aí eu volto a dizer porque o Palmeiras foi me buscar. Esse é o projeto do clube. Quando um presidente sabe o que está fazendo, ele contrata determinando treinador para o projeto que quer para o clube. Você precisa ter uma linha [para seguir], e o Palmeiras tem isso. Nós demos uma rejuvenescida no elenco, mas continuamos com jogadores experientes. Precisamos ter jogadores mais experientes que suportem os mais novos”, explicou Abel Ferreira.
“As contratações que nós fazemos aqui, para se ter uma ideia, nós trabalhamos sempre com um ano de antecedência. Quando começa a temporada, nós já estamos pensando na temporada seguinte. Pelo menos é assim que eu trabalho”, completou.
Palmeiras na base:
A base do Palmeiras passou por uma reformulação a partir de 2015, justamente quando Gabriel Jesus surgiu como profissional, e desde então segue colhendo frutos. Além de multicampeã, a base Alviverde também tem revelado jogadores importantes para o futebol e, principalmente para o clube.
Em 2020, por exemplo, surgiram nomes como Gabriel Veron, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo e Renan. Todos fizeram parte da conquista da tríplice coroa entre os destaques da equipe. O nome da vez é o do garoto Endrick, que com apenas 16 anos, já é monitorado pelos maiores clubes do mundo, como Real Madrid e Barcelona.
Sobre reforços, Abel Ferreira afirmou que, a princípio, o Palmeiras não deve ter muitas contratações para 2023. “Não vamos fazer muitos retoques, mas isso acontece em todos os anos. É manter a estrutura. Vocês olham para as melhores equipes do mundo e veem isso, trocam só dois ou três jogadores por ano, por exemplo”, disse o treinador.
Não tem jeito, né, Cria? 🏆
Pelas visões de Endrick e Kevin, confira imagens exclusivas da comemoração do título brasileiro Sub-20 no gramado! ➤ https://t.co/Z3FRnN8qJR#AvantiPalestra#CriasDaAcademia pic.twitter.com/uiCYT5pzwL
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 26, 2022

