Com menos de um ano no comando do Corinthians, Vítor Pereira já terá a chance de lutar pelo seu primeiro título no Brasil. Após empate no Rio de Janeiro, o Timão venceu o Fluminense por 3 x 0 (agregado 5 x 2) e confirmou vaga na final da Copa do Brasil. Mas além da classificação, o jogo contra o Flu mostra a evolução da equipe nos últimos jogos.
Contra o Internacional, São Paulo e agora o Tricolor carioca a Fiel viu uma equipe atuando de uma forma mais próxima do que VP deixou claro que seria seu estilo assim que chegou ao clube.
Confira abaixo alguns fatores e pontos que ajudam a entender a evolução alvinegra nas últimas partidas do Corinthians.
Marcação pressão no ataque
Vítor Pereira gosta que seus times pressionem o adversário no setor ofensivo, mas no começo da temporada ele abdicou dessa forma de atuar, principalmente por conta da questão física dos jogadores, conforme o próprio treinador citou.
Porém com um time rejuvenescido e melhor condicionado fisicamente, está sendo possível ver o Corinthians marcando o adversário, algo que ficou evidente principalmente no jogo contra o Fluminense, por conta do número de desarmes do Timão.
No Brasileirão Série A o clube é o segundo que mais desarma, com uma média de 17.62 desarmes por jogo. Já contra o Fluminense, a equipe teve 31 desarmes (24 certos / 7 errados).
Gols do Corinthians em jogadas trabalhadas
Outro fato que está sendo possível verificar nos últimos jogos é o aumento de gols com a bola rolando, com trocas de passes entre os atletas do Corinthians. Além disso, é possível ver que os jogadores estão mais próximos uns dos outros, dando mais opções de passe.
Com essa postura, somada a marcação citada acima, fez com o que a equipe de Vítor Pereira tivesse uma melhora significativa na questão ofensiva.
Esse fato já tinha acontecido no jogo de ida no Rio de Janeiro, no gol marcado por Renato Augusto. No clássico contra o São Paulo e no jogo de volta na Neo Química Arena isso também aparece nos gols marcados, conforme é possível ver abaixo, com destaque principalmente para o segundo gol contra o Fluminense.
Golaço Yuri Alberto, assistência Giuliano!
— Corinthians/News (@CorinthiansN23) September 11, 2022
São Paulo 0×1 Corinthians. pic.twitter.com/DnJkacAOqG
BELÍSSIMO gol de Renato Augusto para abrir o placar para o Corinthians.pic.twitter.com/21buFRfnCl
— FutebolNews (@realfutebolnews) September 15, 2022
O segundo gol do Corinthians foi uma OBRA DE ARTE.
— Ligados no Timão (@LigadosNoTimao) September 16, 2022
– Pressão absurda e coordenada aos 44 do segundo tempo;
– A bola passou por TODOS os jogadores de linha;
– Foram 27 passes trocados em 1:17 de posse.
O Fluminense ficou na roda. pic.twitter.com/XeOIPMXhuw
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
— Timão Dados (@TimaoDados) September 16, 2022
CORINTHIANS [3] – 0 Fluminense
⚽ Felipe Melo (Contra) 😂pic.twitter.com/2a9kKnTdob
Vítor Pereira com tempo para treinamentos
Após a eliminação na Copa Libertadores da América o Corinthians viu seu calendário ficar menos apertado. O time teve semanas livres entre os jogos contra Red Bull Bragantino e Internacional e em seguida para encarar o São Paulo no clássico, em duelos do Brasileirão Série A.
Com tempo para treinar o elenco, Vítor Pereira conseguiu fazer ajustes no time, principalmente na parte ofensiva.
Departamento médico esvaziado
Ao longo da temporada o Corinthians sofreu com diversos problemas de lesão. Em determinado momento Vítor Pereira chegou a ter quase um time inteiro de desfalques.
Para o duelo de volta contra o Fluminense a situação foi bem diferente, com Maycon e Júnior Moraes em transição e Bruno Méndez fora por há ter atuado pelo Internacional na Copa do Brasil.
Com isso Vítor Pereira teve condição não só de definir um time titular como ter opções para mudar o time na segunda etapa.

