O triunfo por 3×0 diante Brentford neste domingo (18) não só garantiu a liderança do Arsenal na Premier League e mais um gol para Gabriel Jesus, mas fez um adolescente entrar para a história da competição. Trata-se de Ethan Nwaneri.
Com 15 anos e 181 dias, a promessa substituiu Fábio Vieira no meio-campo e se tornou o jogador mais jovem da história a disputar uma partida do Campeonato Inglês. O recorde anterior pertencia a Harvey Elliott, atualmente do Liverpool, que tinha 16 anos e 30 dias quando obteve o feito em 2019, na época atuando pelo Fulham.
Nos acréscimos da vitória de ontem, o técnico Mikel Arteta fez a substituição e pôde Nwaneri em campo por alguns momentos. Em coletiva após o jogo, o treinador disse que “gostou muito do que viu” nos treinos que o garoto fez com o time principal dos Gunners. “Estamos com elenco muito curto e as oportunidades surgem quando temos problemas. Ontem tive aquela sensação de que, se a oportunidade viesse, eu o faria. Ele merece. Ele está indo muito bem. Ele é um grande talento que queremos manter conosco”, detalhou.
A joia inglesa chegou ao Arsenal em 2016, quando tinha apenas 9 anos. Se destacando nas categorias de base, hoje o jovem atleta atua na equipe sub-18, mas frequentemente integra o grupo do sub-21.
Curiosamente, por conta da baixa idade, Nwaneri não pôde se vestir para o duelo contra o Brentford no vestiário com seus companheiros. Por não ter 16 anos, uma lei que protege menores na Inglaterra fez com que o jovem se trocasse em uma sala ao lado.
Arsenal na Premier League
Com os três pontos conquistados fora de casa ontem, os Gunners chegaram a 18 e seguem na 1ª posição da competição, com um ponto a mais que os vice-líderes Manchester City e Tottenham. Por conta dos amistos da Data Fifa, Gabriel Jesus e companhia só voltam a campo pelo Campeonato Inglês no dia 01 de outubro, quando recebem os Spurs às 08h30.

