Home Futebol Associados do São Paulo votam por mudança no estatuto e aprovam reeleição

Associados do São Paulo votam por mudança no estatuto e aprovam reeleição

Medida criticada pela torcida são-paulina garante possibilidade de presidente tricolor se reeleger para mais um mandato

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O São Paulo terá a volta da reeleição para o cargo de presidente. Neste sábado (24), os sócios do clube votaram nos ginásios do estádio do Morumbi sobre uma medida que permite que os presidentes do clube e do Conselho Deliberativo possam concorrer à reeleição, e aprovaram a mudança no estatuto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A votação foi, de certa forma, equilibrada, com 973 votos a favor da reeleição e 627 contra. O número de abstenções entre os sócios foi de quatro, totalizando 1.604 dos que poderiam participar da consulta para alterar o estatuto do clube, que não permitia a reeleição do presidente desde 2017 no Tricolor.

Esta aprovação permitirá que os atuais ocupantes da presidência são-paulina (Júlio Casares) e do Conselho Delberativo (Olten Ayres de Abreu Júnior) possam se reeleger para mais um mandato. Uma medida que foi alvo de críticas de torcedores desde que esta começou a ser proposta pelos dirigentes, no começo de 2022, com uma primeira tentativa de permitir a reeleição impedida em votação dos associados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos dias que antecederam o pleito, segundo informações do GE, tanto situação e oposição buscaram usar as suas forças para que as pautas que defendiam fossem aprovadas. Casares e Olten intensificaram as campanhas pró-reeleição enquanto o ex-dirigente do futebol do São Paulo Marco Aurélio Cunha, da oposição, buscou votos pelo ‘não’ por ver que tal mudança seria de benefício para a atual diretoria e, com isso o ‘lobby’ desta pela aprovação

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwZ052SlRWayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Nas redes sociais, torcedores convocaram protestos e mobilizações para tentar convencer sócios a votar contra a reeleição do presidente, especialmente citando o fato da votação acontecer às vésperas da final da Copa Sul-Americana, contra o Independiente Del Valle, causando mais problemas internos num momento de decisão para o São Paulo. Até mesmo processos feitos pelos presidentes do clube e do Conselho contra sócios aconteceram por conta das críticas.

PUBLICIDADE

Mas, apesar dos muitos votos contra, não foram suficientes para que a pauta desejada pela atual cúpula tricolor fosse aprovada. E Casares já admitiu que quer novamente se candidatar à presidência, citando a necessidade de ter mais tempo para tentar ajeitar a situação interna do clube, sobretudo a financeira.

PUBLICIDADE
Better Collective