O bairro de São Caetano, em Salvador, foi palco para uma briga generalizada entre torcedores do Bahia e do Vitória. O conflito, que aconteceu no início da tarde deste domingo (4), provocou a morte de uma pessoa, além de ter deixado diversos feridos.
Segundo a Polícia Civil, em publicação do Globo Esporte (ge), 53 pessoas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes. A confusão começou poucas horas antes do início da partida entre o Rubro-Negro e o ABC, pelo Brasileirão Série C no Barradão.
De acordo com apuração da Polícia Militar, a briga envolveu torcidas dos dois principais times da Bahia. A vítima fatal é um torcedor, que não suportou os ferimentos. .
A polícia cercou os vândalos e os levou para a delegacia, enquanto os primeiros socorros foram prestados por ambulâncias do Samu. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado. Ainda não se sabe quais foram os motivos que ocasionaram a barbárie.
Nota oficial do Bahia
O Bahia divulgou uma nota oficial e repudiou o episódio. O clube prestou solidariedade às vítimas e relembrou um atentado no dia 24 de fevereiro, onde um ônibus tricolor foi alvo de vândalos.
Na ocasião, o veículo ia para um jogo contra o Sampaio Corrêa e sofreu uma emboscada feita por carros, que atiraram artefatos explosivos. O lateral esquerdo Matheus Bahia e o goleiro Danilo Fernandes foram atingidos, sendo o caso do arqueiro o mais grave. Fernandes recebeu 20 pontos na orelha, rosto e perna.
A Polícia Civil chegou a indiciar quatro homens, que foram acusados de lesão corporal leve e crime contra a incolumidade pública, que é aquele que expões pessoas ou um grupo em risco. Os acusados, que são integrantes da Bamor, respondem em liberdade.
Nota oficial do Vitória
O Rubro-Negro também emitiu uma nota condenando tais atos. O Vitória destacou a segurança pública e realçou maiores medidas de combate à violência.
Nota oficial da Polícia Militar
“Por volta das 13h20 de domingo (4), no Largo da Argeral, São Caetano, policiais da 9ª CIPM, foram acionados após informações de que estaria ocorrendo uma confusão generalizada envolvendo torcidas organizadas de futebol.
No local, três homens foram encontrados caídos ao solo, que segundo informações de transeuntes teriam sido atropelados por um veículo que tomou destino desconhecido. O Samu foi acionado e socorreu as vítimas para o Hospital Geral do Estado.
Ato contínuo e com o apoio da Rondesp/BTS, nas proximidades da ladeira do Camurujipe, foram detidos alguns torcedores e conduzidos e apresentados à Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis”.
Nota oficial da Polícia Civil
“Cinquenta e três pessoas foram conduzidas por policiais militares para a Central de Flagrantes na tarde deste domingo (4), após uma briga entre supostos integrantes de torcidas organizadas de clubes baianos no bairro de São Caetano, em Salvador. Três pessoas que ficaram feridas durante a confusão foram socorridas ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanecem internadas. A ocorrência ainda está em processo de formalização e os envolvidos ainda serão ouvidos”.

