A Copa do Mundo 2022 começa no dia 20 de novembro com a partida entre Catar e Equador, às 13h (de Brasília). E com a proximidade do Mundial, a FIFA divulgou às 32 seleções que irão disputar o torneio, as datas das listas provisórias e finais de convocação, as quais a seleção brasileira de Tite terá, também, que respeitar os prazos.
Na lista provisória, Tite e os demais técnicos que irão à Copa do Mundo 2022 do Catar, terão que entregar à FIFA uma relação de, no máximo, 55 nomes, até o dia 21 de outubro. Já a lista final de convocação, com os 26 jogadores que irão disputar o Mundial, deve ser entregue à entidade até o dia 14 de novembro, dias antes do início do torneio. Vale ressaltar que esta data é a mesma que os atletas terão liberação dos clubes para se apresentarem às seleções. As informações são do portal ‘Uol Esporte’, divulgadas à coluna do jornalista Marcel Rizzo, pelo departamento de comunicação da entidade.
Tite poderá colocar mais atletas na pré-lista da Copa do Mundo 2022
A primeira lista, provisória, tem a finalidade de informar aos clubes os jogadores que podem se ausentar durante a Copa do Mundo 2022, além de adiantar toda a documentação dos atletas junto à FIFA. Anteriormente, esta era de 35 nomes e mudou para 55. O aumento também aconteceu na lista final, que subiu de 23 para 26 atletas convocados a partir do Mundial do Catar, este ano.
A lista final de 23 jogadores entregue à FIFA (como na última Copa, da Rússia) seguia o prazo de 10 dias antecedendo o jogo de abertura. Porém, para a Copa do Mundo 2022 o prazo foi reduzido para seis dias, visto que a partida entre Catar x Equador foi antecipada para que o torneio se inicie com o país anfitrião em campo, junto à cerimônia de abertura. E isso deve auxiliar Tite e os demais treinadores das seleções a convocar apenas atletas que não se lesionaram antes do mundial. Agora, os 26 convocados finais (que precisam estar na pré-lista de 55), devem ser liberados apenas no dia da lista entregue à entidade do futebol.
O aumento na pré-lista de convocação se deu, também, pelo aumento nos casos de contaminação de Covid-19, que forçou as equipes a terem mais opções dentro da relação de atletas que irão à Copa do Mundo 2022. E com duração de 29 dias ao invés de 32, a expectativa é de que Tite e o Brasil consigam, enfim, o hexacampeonato.

