Home Mercado da Bola Cria da base e ex-jogador do Botafogo é vendido pelo Portimonense para clube chinês

Cria da base e ex-jogador do Botafogo é vendido pelo Portimonense para clube chinês

Fabrício Santos teve passagem discreta pelo clube carioca em 2011. Ao longo da carreira, teve passagens por clubes da China e Japão

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Portimonense, de Portugal, acertou a venda do atacante Fabrício Santos ao Guangxi Pingguo Haliao, que disputa a segunda divisão da China. O camisa 9 deixa o clube pela segunda vez após duas temporadas atuando pela equipe alvinegra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o clube chinês pagou 400 mil euros (R$ 2 milhões, pela cotação atual). O Guangxi Pingguo Haliao adquiriu 100% dos direitos econômicos do jogador. O contrato é válido até junho de 2025. Ainda há detalhes, mas a negociação já está finalizada.

A proposta inicial do Guangxi Pingguo Haliao era de 200 mil euros (R$ 1 milhão). Portimonense, por sua vez, dificultou a negociação e insistiu nos 400 mil euros, que foram aceitos pela equipe asiática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos últimos dias, as conversas se arrastaram por conta dos prazos estabelecidos pelo Guangxi Pingguo Haliao para efetuar o pagamento. O Portimonense não concordou com os parâmetros econômicos e exigiu o pagamento à vista.

Ainda segundo apurou a reportagem, Fabrício Santos abriu mão de valores que teria para receber até o fim do seu contrato. O vínculo expirava somente em junho de 2023. O jogador, no entanto, conseguiu sensibilizar o Portimonense a libertá-lo imediatamente.

A janela de transferências da China fecha neste dia 12 de setembro. Portanto, o Guangxi Pingguo Haliao tinha pressa para que a negociação fosse finalizada e, principalmente, os documentos fossem enviados à Federação Chinesa de Futebol.

PUBLICIDADE

Logo após superar a parte burocrática, o clube poderia inscrever Fabrício Santos para a disputa da China League One – equivalente a Série B do Campeonato Brasileiro. Guangxi Pingguo Haliao não faz boa temporada e ocupa a 16ª colocação na competição.

PUBLICIDADE

Fabrício Santos teve passagem sem brilho pelo Botafogo

Fabrício dos Santos Messias surgiu para o futebol no time sub-15 do Campinas-SP em 2007. Logo após deixar o clube, ele passou pelas divisões de base do Corinthians, Capivariano-SP, Ituano e Juventude.

Em 2011, foi levado por representantes da MJF Sports para o Botafogo para atuar na equipe sub-20. Após cinco jogos pela equipe de juniores, ele foi promovido ao elenco principal pelo técnico Joel Santana.

O centroavante se destacava pela força física, posicionamento dentro da área, jogo aéreo e potência nos chutes de média à longa distância. Apesar disso, disputou apenas três partidas com a camisa alvinegra: uma na Copa do Brasil e duas no Campeonato Carioca.

Nesse meio tempo, acumulou apenas 140 minutos em campo e não balançou as redes inimigas. Dispensado pela diretoria alvinegra, ele se transferiu para o Portimonense onde atuou de 2012 a 2018 e depois de 2018 a 2022.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, disputou 248 jogos e marcou 51 gols. Além disso, conquistou a Série B do Campeonato Português (2016/2017). Entre idas e vindas, teve passagens destacadas por Hangzhou Greentown, da China e, Kashima Antlers e Urawa Reds, ambos do Japão.

Better Collective