Home Mercado da Bola Cria da base e ex-jogador do Botafogo é vendido pelo Portimonense para clube chinês

Cria da base e ex-jogador do Botafogo é vendido pelo Portimonense para clube chinês

Fabrício Santos teve passagem discreta pelo clube carioca em 2011. Ao longo da carreira, teve passagens por clubes da China e Japão

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Portimonense, de Portugal, acertou a venda do atacante Fabrício Santos ao Guangxi Pingguo Haliao, que disputa a segunda divisão da China. O camisa 9 deixa o clube pela segunda vez após duas temporadas atuando pela equipe alvinegra.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o clube chinês pagou 400 mil euros (R$ 2 milhões, pela cotação atual). O Guangxi Pingguo Haliao adquiriu 100% dos direitos econômicos do jogador. O contrato é válido até junho de 2025. Ainda há detalhes, mas a negociação já está finalizada.

A proposta inicial do Guangxi Pingguo Haliao era de 200 mil euros (R$ 1 milhão). Portimonense, por sua vez, dificultou a negociação e insistiu nos 400 mil euros, que foram aceitos pela equipe asiática.

PUBLICIDADE

Nos últimos dias, as conversas se arrastaram por conta dos prazos estabelecidos pelo Guangxi Pingguo Haliao para efetuar o pagamento. O Portimonense não concordou com os parâmetros econômicos e exigiu o pagamento à vista.

Ainda segundo apurou a reportagem, Fabrício Santos abriu mão de valores que teria para receber até o fim do seu contrato. O vínculo expirava somente em junho de 2023. O jogador, no entanto, conseguiu sensibilizar o Portimonense a libertá-lo imediatamente.

A janela de transferências da China fecha neste dia 12 de setembro. Portanto, o Guangxi Pingguo Haliao tinha pressa para que a negociação fosse finalizada e, principalmente, os documentos fossem enviados à Federação Chinesa de Futebol.

Logo após superar a parte burocrática, o clube poderia inscrever Fabrício Santos para a disputa da China League One – equivalente a Série B do Campeonato Brasileiro. Guangxi Pingguo Haliao não faz boa temporada e ocupa a 16ª colocação na competição.

PUBLICIDADE

Fabrício Santos teve passagem sem brilho pelo Botafogo

Fabrício dos Santos Messias surgiu para o futebol no time sub-15 do Campinas-SP em 2007. Logo após deixar o clube, ele passou pelas divisões de base do Corinthians, Capivariano-SP, Ituano e Juventude.

Em 2011, foi levado por representantes da MJF Sports para o Botafogo para atuar na equipe sub-20. Após cinco jogos pela equipe de juniores, ele foi promovido ao elenco principal pelo técnico Joel Santana.

O centroavante se destacava pela força física, posicionamento dentro da área, jogo aéreo e potência nos chutes de média à longa distância. Apesar disso, disputou apenas três partidas com a camisa alvinegra: uma na Copa do Brasil e duas no Campeonato Carioca.

Nesse meio tempo, acumulou apenas 140 minutos em campo e não balançou as redes inimigas. Dispensado pela diretoria alvinegra, ele se transferiu para o Portimonense onde atuou de 2012 a 2018 e depois de 2018 a 2022.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, disputou 248 jogos e marcou 51 gols. Além disso, conquistou a Série B do Campeonato Português (2016/2017). Entre idas e vindas, teve passagens destacadas por Hangzhou Greentown, da China e, Kashima Antlers e Urawa Reds, ambos do Japão.