Home Futebol Ex-jogador do Palmeiras é o único brasileiro que joga atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

Ex-jogador do Palmeiras é o único brasileiro que joga atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

Por causa da guerra na Ucrânia, muitos jogadores deixaram o Shakhtar esse ano

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Shakhtar Donetsk sempre foi um time muito conhecido aqui no Brasil por ter muitos jogadores brasileiros. Nesses últimos dois anos, o clube contava com jogadores como Pedrinho, Dentinho, Maycon, Alan Patrick, Tetê, Vitão, Fernando, entre outros. Era mais que um time inteiro.

PUBLICIDADE

Se pegarmos em uma história recente, passaram por lá jogadores como Douglas Costa, Luiz Adriano, Taison, Bernard, Willian, Fred, Wellington Nem, entre outras figuras conhecidas do nosso futebol.

Muitos brasileiros usam o Shakhtar para entrar na Europa e de lá, ir para outro clube maior. Douglas Costa, por exemplo, deixou o Grêmio e foi para o Shakhtar em 2010. De lá, foi para o Bayern de Munique e construiu uma carreira em grandes clubes.

PUBLICIDADE

O meia-atacante Willian deixou o Corinthians rumo ao Shakhtar em 2007. Depois, brilhou no Chelsea e chegou à seleção brasileira.

Os exemplos são vários. Um dos mais recentes é do volante Fred, do Manchester United e da seleção brasileira. Saiu do Internacional para o Shakhtar em 2013 e em 2018, foi contratado pelo Manchester United, onde joga até hoje e é um dos principais volantes do mundo.

Esse ano, o clube ucraniano estava com 14 brasileiros em seu elenco. Quando começou uma guerra entre Rússia e Ucrânia, a FIFA liberou os jogadores estrangeiros que jogavam nesses dois países a terem o seu empréstimo liberado de graça.

Com isso, saíram todos os jogadores. E muitos vieram para o Brasil. O zagueiro Vitão e o meio-campista Alan Patrick foram para o Internacional; o volante Mayon e o centroavante Júnior Moraes foram para o Corinthians; Pedrinho foi para o Atlético-MG; Marlos para o Athletico-PR e Dentinho para o Ceará.

PUBLICIDADE

Além deles, Marlon foi para o Monza (Itália), Ismaily foi para o Lille (França), Dodô para a Fiorentina (Itália), Marcos Antônio para a Lazio (Itália), Tetê para o Lyon (França), David Neres para o Benfica (Portugal) e Fernando está no Red Bull Salzburgo (Áustria).

Conheça o único brasileiro no Shakhtar

Agora, o único brasileiro que está no Shakhtar é o lateral-direito Lucas Taylor, que foi contratado no mês passado. Aos 27 anos, o lateral estava no PAOK, da Grécia.

Lucas Taylor foi revelado pelo Palmeiras em 2015. Logo no seu primeiro ano como profissional, venceu a Copa do Brasil tendo que jogar o segundo jogo da final. Na época, o lateral direito titular do Verdão era Lucas, que tinha acabado de chegar do Botafogo.

Lucas foi expulso no final da partida de ida e não pôde atuar na volta. O titular então foi João Pedro, que se machucou durante o jogo. Então, o técnico Marcelo Oliveira foi obrigado a colocar o jovem Lucas Taylor, que foi muito bem na partida.

PUBLICIDADE

Sem espaço na equipe, Lucas Taylor deixou o Palmeiras em 2016 e rodou por alguns clubes como Criciúma, Paraná, Botafogo-SP, Estoril (Portugal) e Dnipro (Ucrânia).