Em relação elaborada pela revista FourFourTwo, uma das mais conceituadas na área futebolística, os melhores volantes do mundo foram elencados. Dessa forma, o critério utilizado levou em conta apenas atletas de marcação, deixando de fora nomes que atuam mais avançado no meio-campo, exercendo a função de “box-to-box”. Neste cenário, Casemiro e Fabinho surgiram na lista, mas distantes das primeiras colocações.
Por decisão do veículo, o titular da seleção brasileira ficou em nono lugar e o seu reserva ocupou a oitava colocação. A decisão de colocar Casemiro acima apenas de Busquets foi justificada com o fato do atleta “não ser mais considerado no auge de seus poderes”. Enquanto isso, o desempenho do Liverpool no início da temporada interferiu na posição de Fabinho, já que o clube “está correndo menos, pressionando com menos eficiência e marcando mais gols do que o habitual”, algo que passa pela eficiência do atleta no meio-campo.
👋 casemiro casemiro @Casemiro #MUFC pic.twitter.com/zL8sdFzVrG
— Manchester United (@ManUtd) August 30, 2022
Desbancando Casemiro, Fabinho e todos os outros concorrentes, Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor volante do mundo na atualidade. Sucessor de Fernandinho no time inglês, o espanhol faz parte da espinha dorsal montada por Pep Guardiola e não ocupa tal status por acaso.
“É um atleta que conta com uma leitura inteligente do jogo, dois pés excelentes e uma gama suntuosa de passes para manter os adversários no pé de trás. Ele tem o ritmo para vencer a pressão e raramente erra um passe.”, elogiou o veículo.
Veja abaixo a lista completa dos melhores volantes do mundo.
1. Rodri (Manchester City)
2. Kimmich (Bayern de Munique)
3. Marcelo Brozovic (Inter de Milão)
4. N’Golo Kanté (Chelsea)
5. Aurelien Tchouaméni (Real Madrid)
6. Marco Verratti (PSG)
7. Declan Rice (West Ham)
8. Fabinho (Liverpool)
9. Casemiro (Manchester United)
10. Sergio Busquets (Barcelona)

