O Independiente Del Valle, assim como o São Paulo, buscará o bicampeonato da Copa Sul-Americana no próximo sábado (01). A final em jogo único acontecerá no estádio Mario Alberto Kempes, na cidade argentina de Córdoba, às 17h (horário de Brasília). O time da cidade de Sangolquí, região metropolitana de Quito, conquistou a competição em 2019 e mantém um grande crescimento nos últimos anos, também fazendo campanhas sólidas na Libertadores.
Fundado em 1958, o Independiente Del Valle disputava a terceira divisão do Equador até 2008, quando foi promovido. Anteriormente, utilizava a nomenclatura Independiente José Terán, numa homenagem ao fundador do clube. A partir de 2006, passou a ser comandado pelo empresário equatoriano Michel Deller. Dessa forma, a equipe chegaria pela primeira vez à elite do futebol do seu país pouco tempo depois, em 2010.
Independiente Del Valle decidiu Libertadores apenas dois anos depois de disputá-la pela primeira vez
A estreia do Independiente Del Valle em competições internacionais aconteceu justamente na Copa Sul-Americana, em 2013. Na mesma temporada, obteve o vice-campeonato equatoriano, se classificando pela primeira vez para a Libertadores em 2014. Apenas dois anos depois, o time disputaria a decisão da principal competição do continente. Porém, perderia a final para o Atlético Nacional, de Medellín.
Assim, a maior conquista da história do Independiente Del Valle ocorreria na própria Copa Sul-Americana, em 2019. Logo após superar nas quartas o xará argentino Independiente (que inspirou o nome da equipe equatoriana) e o Corinthians nas semifinais, bateu o Colón na decisão em jogo único em Assunção (Paraguai), vencendo por 3 a 1.
Na decisão da Recopa Sul-Americana de 2020, o Independiente Del Valle foi superado pelo Flamengo. Entretanto, na Libertadores daquela mesma temporada, aplicaria 5 a 0 no Rubro-Negro no Equador, pela fase de grupos. Mesmo que já tivesse um bom currículo internacional nos últimos anos, a equipe não possuía ainda o título nacional da primeira divisão até o ano passado. Assim, comemorou seu primeiro Campeonato Equatoriano em 2021, ao vencer o Emelec na decisão.

