Afinal, quem é o campeão brasileiro de 1987? Flamengo ou Sport Recife? A discussão será eterna, graças às confusões de sempre envolvendo a CBF e as fórmulas malucas que adotava para a principal competição nacional. Ainda mais naquela temporada, em que resolveu intervir na Copa União, organizada pelo então recém-criado Clube dos Treze, entidade formada pelos clubes.
Até o ano anterior, o Campeonato Brasileiro costumava ser inchado, com clubes de todos os estados. Em 1979, a competição chegou a reunir inacreditáveis 94 clubes. Naquela década, imperava o velho lema dos tempos de bipartidarismo no regime militar. “Onde a Arena vai mal, mais um time no nacional”. Porém, a partir de 1987, o Clube dos Treze resolveu enxugar a competição, definindo somente 16 clubes no grupo de elite, chamada de Módulo Verde. Já o Módulo Amarelo, equivalente à segunda divisão, reuniria outras 16 equipes.
Flamengo e Internacional não quiseram participar de quadrangular
Entre algumas curiosidades, estão o fato do Guarani ter sido alijado do principal módulo, mesmo que tenha sido vice-campeão brasileiro em 1986, além do patrocínio da Coca-Cola. A famosa marca de refrigerantes estamparia quase todas as camisas das equipes. Porém, o Grêmio se incomodou com o fundo vermelho do patrocinador que teria que exibir no uniforme. Então, devido à rivalidade Grenal, a Coca-Cola abriu uma exceção e a estampa se tornou preta. Com o precedente aberto, Botafogo e Coritiba (exceto goleiros) também vetaram a cor rubra em seus mantos.
Com a bola rolando, a competição foi um sucesso, sendo transmitida pela Globo e com direito a sorteio ao vivo da partida a ser exibida Assim, o Flamengo foi o campeão do Módulo Verde da Copa União, depois de bater o Internacional por 1 a 0 no confronto decisivo no Maracanã, gol de Bebeto. Conforme informações da revista Placar, a CBF divulgou o regulamento apenas no dia do jogo inaugural do torneio, entre Palmeiras e Cruzeiro em 11 de setembro de 1987, indicando o quadrangular final para apontar o campeão brasileiro. Ou seja, os dois primeiros do Módulo Verde teriam que se cruzar com os dois melhores do Módulo Amarelo.
Contudo, Flamengo e Internacional não aceitaram disputar a fase posterior com Sport e Guarani, campeão e vice do Módulo Amarelo, respectivamente. Portanto, os pernambucanos foram declarados pela CBF oficialmente como campeões brasileiros, depois de bater o Bugre na Ilha do Retiro por 1 a 0, gol de Marco Antônio. Sem o interesse da Globo, a partida foi transmitida com exclusividade pelo SBT. Nesse sentido, a principal entidade do futebol brasileiro indicou Sport e Guarani para disputarem a Libertadores em 1988.
Quem ficará com a Taça das Bolinhas?
Mesmo assim, os torcedores do Flamengo sempre vão considerar 1987 como título brasileiro do clube, principalmente pela equipe ter enfrentado os principais times do futebol brasileiro no Módulo Verde. O Sport, por sua vez, encarou times de menos renome para vencer o seu grupo. Por isso, outra polêmica surgiria posteriormente: quem ficaria com a posse definitiva da Taça das Bolinhas?
De acordo com a CBF, a equipe que vencesse o Campeonato Brasileiro por cinco vezes alternadas ou três consecutivas ficaria com a posse definitiva do icônico troféu. Dessa forma, o Flamengo obteve o direito depois de levantar o que considera o seu pentacampeonato nacional em 1992. Anteriormente, o Rubro-Negro havia conquistado a competição em 1980, 1982, 1983 e, mesmo com as controvérsias, 1987.
Porém, o São Paulo ergueria o título brasileiro pela quinta vez em 2007. Desse modo, estando a par da polêmica envolvendo 1987, solicitaria a posse da Taça das Bolinhas. Além disso, no ano seguinte em 2008, o Tricolor Paulista conquistaria o Brasileirão Série A pela terceira vez seguida. Assim, o processo se arrasta juridicamente até hoje. O Flamengo, através de liminar obtida em 2020 que continua vigente, impede que o troféu tenha destino definido.

