Home Futebol Flamengo tem vantagem contra o Corinthians em mata-matas

Flamengo tem vantagem contra o Corinthians em mata-matas

Flamengo e Corinthians irão se enfrentar na final da Copa do Brasil

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na noite de ontem (15), o Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0 e garantiu a sua vaga para a final da Copa do Brasil. O adversário será o Flamengo, que bateu o São Paulo na noite anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Corinthians e Flamengo fizeram uma única final de campeonato, com o Timão saindo vencedor. Foi a Supercopa do Brasil de 1991, que reunia o campeão Brasileiro de 1990 (Corinthians) contra o campeão da Copa do Brasil de 1990 (Flamengo). O Timão venceu por 1 a 0 com gol de Neto.

Mas, se pegarmos o retrospecto do confronto das duas equipes em mata-matas, o Rubro-Negro leva vantagem. Ao todo, as equipes se enfrentaram oito vezes em mata-matas, com o Flamengo saindo vencedor em cinco, contra três classificações corintianas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pela Copa do Brasil, por exemplo, as duas equipes já se enfrentaram três vezes (1989, 2018 e 2019), com vantagem do Flamengo, que se classificou em 89 e em 2019. O Corinthians avançou apenas em 2018.

Relembre abaixo todos os confrontos:

1984: Campeonato Brasileiro – Corinthians venceu

A primeira vez que as equipes se enfrentaram em jogo eliminatório foi em 84, pelas quartas de final do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Na ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 2 a 0. Mas na volta, no Morumbi, o Timão goleou por 4 a 1 e avançou. Na sequência, o Corinthians foi eliminado na semifinal para o Fluminense.

PUBLICIDADE

1989: Copa do Brasil – Flamengo venceu

Em 89 foi a vez do Rubro-Negro dar o troco. Também pelas quartas de final, mas da Copa do Brasil, o Flamengo venceu o jogo de ida no Maracanã por 2 a 0.

Na volta, o Timão venceu por 4 a 2, mas, o clube carioca se classificou pelo critério do gol fora de casa, que não existe mais no regulamento.

Na sequência, o Flamengo foi eliminado na semifinal para o Grêmio.

1991: Supercopa do Brasil – Corinthians venceu

Em 1991 as duas equipes se enfrentaram na final da Supercopa do Brasil. Essa foi a única final entre essas equipes.

PUBLICIDADE

Em jogo único, o Timão venceu por 1 a 0 no Morumbi e ficou com a taça.

1997: Rio-São Paulo – Flamengo venceu

As duas equipes se enfrentaram novamente em umas quartas de final. Dessa vez, pelo extinto torneio Rio-São Paulo.

Na partida de ida, no Maracanã, o Mengão não tomou conhecimento e venceu por 3 a 0. Na volta, no Morumbi, perdeu de 2 a 0 mas avançou.

Naquele ano, o Flamengo perdeu a final para o Santos.

PUBLICIDADE

2010: Libertadores – Flamengo venceu

As duas equipes voltaram a se enfrentar em mata-mata só em 2010, nas oitavas de final da Libertadores.

A partida de ida foi no Maracanã, com o Flamengo vencendo por 1 a 0. Na volta, no Pacaembu, o Timão venceu por 2 a 1, mas quem avançou foi o Flamengo por causa do critério do gol fora de casa. Em caso de igualdade na soma dos placares, quem fizesse mais gol fora de casa se classificava.

2018: Copa do Brasil – Corinthians venceu

Flamengo e Corinthians voltaram a se enfrentar em um período recente. Primeiro em 2018, na semifinal da Copa do Brasil. O Corinthians segurou o 0 a 0 no Maracanã e venceu na Neo Química Arena por 2 a 1. Na final, o Timão foi derrotado para o Cruzeiro.

2019: Copa do Brasil – Flamengo venceu

O troco flamenguista veio logo no ano seguinte. Também pela Copa do Brasil, as equipes se cruzaram nas oitavas de final, com o Rubro-Negro vencendo as duas partidas: 1 a 0 na Neo Química Arena e 1 a 0 no Maracanã.

PUBLICIDADE

O Flamengo acabou eliminado nas quartas de final para o Athletico-PR.

2022: Libertadores – Flamengo venceu

O último confronto eliminatório entre as duas equipes aconteceu recentemente, no mês passado. Foi pelas quartas de final da Libertadores. O Flamengo mostrou uma superioridade e venceu os dois jogos: 2 a 0 na Neo Química Arena e 1 a 0 no Maracanã.

Better Collective