Fórmula 1: entenda por que a parceria entre Red Bull e Porsche parece cada vez mais distante
Parceria antecipada entre ambas marcas pode demorar mais do que o estimado, confira detalhes
(Criador: Clive Mason | Crédito: Getty Images Direitos autorais: Getty Images / Red Bull Content Pool)
Red Bull entrou na Fórmula 1 sempre financiando grandes projetos. Para seus fãs, a marca tem um evento chamado Red Bull onde costuma atualizar sobre novidades, e este ano surgiu a notícia sobre uma possível parceria com a Porshe. No entanto, agora que já não é mais um segredo, parece que o negócio entre ambas construtoras pode ser mais demorado do que parece.
Demora na negociação
A reunião com o Conselho Mundial de Automobilismo teve algumas questões que precisam ser acertadas. Sendo assim, para que a parceria aconteça será necessário que os regulamentos das unidades de potência em 2026 sejam atualizados e finalizados, além de outros detalhes.
O Conselho consultivo da Volkswagen já está pronto para que ambas marcas: Porshe e Audi entrem na F1 com a atualização de 2026. No entanto, é preciso que se enquadrem nas novas regulações que incluem o uso de um combustível sustentável e a simplificação de unidades de potência, eliminando por completo o MGU-H.
No entanto, para que qualquer parceria possa ser oficializada, é preciso que a ambas se enquadrem nos regulamentos e as negociações finalizem. Entretanto, o portal Motorsport estabelece que a imagem de Audi ainda não está decidida, e pode estar pensando em outras parcerias, como com a Alfa Romeo.
Assim sendo, a votação de equipes e a aprovação de regulamentos antes da próxima reunião do Conselho Mundial de Automobilismo em outubro devem ser fundamentais para ver como a associação será feita.
Vale a pena destacar que a demora de acordo nos regulamentos pode ser devido à concessão de novos fabricantes, regras de desenvolvimento de novos motores, atualização de unidades de potência e formas de ganhar paridade entre fabricantes existentes.
Opinião de Christian Horner
Quando Christian Horner, chefe da Red Bull foi questionado sobre a demora e o processo disse: “essas coisas sempre precisam ser um pacote. Você tem regulamentos técnicos, regulamentos esportivos e regulamentos financeiros que precisam ser claros, além de obviamente, qual será a governança a partir de 2026. Então, acho que é apenas esse pacote que precisa ser arrumado. Então, realmente está nas mãos da FIA agora. Espero que tenhamos uma atualização na próxima semana na Comissão da Fórmula “.

