A Fifa pode promover uma mudança para a próxima edição do Mundial de Clubes. Segundo informações do jornal “AS”, a entidade que rege o futebol no mundo pretende realizar a edição deste ano da competição nos Estados Unidos, no primeiro semestre de 2023.
Até o momento, a Fifa ainda não se pronunciou sobre datas detalhadas do Mundial de Clubes, mas de acordo com o periódico espanhol, estuda-se realizar o torneio entre 6 a 12 de fevereiro. Atual vencedor da Champions League, o Real Madrid já está garantido na disputa como representante europeu. Do lado sul-americano, Flamengo e Athletico irão decidir a vaga no próximo dia 29 de outubro, na finalíssima da Libertadores.
Além dos dois times cotados como favoritos à conquista, o Mundial de Clubes também envolverá campeões da África e da Ásia, fora o representante do país sede. Cotado para receber o torneio, os Estados Unidos enfrentariam a concorrência da China e do próprio Emirados Árabes, responsável pela última edição, onde o Chelsea superou o Palmeiras na prorrogação.
Em função da pandemia, o Mundial de Clubes sofreu alterações em suas últimas temporadas sempre sendo disputado a edição vigente no ano seguinte. O calendário apertado com Copa do Mundo justamente na época do torneio acabou sendo um fator de impacto para 2022.
Se concretizada as datas especuladas pelo “As”, haverá uma proximidade com os jogos de ida da Champions, agendados para os dias 14 e 15 de fevereiro. As supostas datas coincidem diretamente com os jogos das semifinais na Copa do Rei. Contudo, o jornal afirma que se o Real Madrid garantir vaga para essa fase, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) estaria disposta a mudar seu calendário.
Fifa analisa realizar o Mundial de Clubes deste ano somente em 2023, nos Estados Unidos.
🗞 GE pic.twitter.com/eGkjVsdhsr
— Rafael Mello (@raflamello81) September 9, 2022

