Home Futebol Neymar é quem protege os “novatos” da seleção brasileira e assume postura de “presidente”

Neymar é quem protege os “novatos” da seleção brasileira e assume postura de “presidente”

Vivendo fase espetacular no PSG, Neymar é referência para a nova geração da seleção

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

Aos 30 anos e vivendo uma nova fase na carreira, Neymar assume o papel de líder na seleção brasileira. Em um grupo cercado de jovens jogadores, o camisa 10 se firma como grande referência no vestiário. E a admiração dos “novatos” é nítida ao falar sobre o astro do PSG. Em recente entrevista, Antony, do Manchester United, declarou:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Para nós, jovens, é muito importante ter um líder, um cara como referência. Ele (Neymar) foi um jogador que chegou em mim, conversou comigo e me deixou super à vontade, falou para eu colocar todo o meu futebol em prática. Isso, com certeza, me deu mais confiança”, ressaltou ele sobre Neymar.

Já com experiência de duas Copas do Mundo, Neymar chega mais maduro para buscar o hexa em 2022. Tite achou uma nova função para ele, que deixou, definitivamente, de ser o ponta esquerda dos tempos de Barcelona para se tornar um jogador cerebral e que comanda a criação da equipe. No PSG, o camisa 10 faz um papel parecido, só que com mais obrigações defensivas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de ser um líder técnico naturalmente pelo grande talento, Neymar se torna também um “protetor” dos mais jovens e “conselheiro” dentro de campo. Vinícius Júnior, Rodrygo, Antony, Raphinha, Paquetá e outros enxergam no ex-Santos uma espécie de “presidente” do grupo.

Em live neste ano, Neymar brincou sobre seu papel na seleção: “Já joguei duas Copas, sei como funciona, que passa muito rápido e, se não estiver 100%, passa muito rápido. Nessa Copa, eu não quero que a oportunidade passe pela minha mão. É meu maior sonho no momento. Tenho outros objetivos no PSG, mas estou focado nisso agora. Aproveitar que a molecada está voando agora, eu só vou empurrar a bola para dentro”, disse ele de forma descontraída.

Neymar sabe que tem companhia em talento, o que não era fato anos atrás. Diversos jogadores brasileiros estão brilhando na Europa e assumem protagonismo em seus respectivos clubes, como é o caso de Vinícius Júnior no Real Madrid

PUBLICIDADE

Raphinha sobre Neymar: “Eu realmente pedi um conselho pra ele, sobre a decisão que eu poderia tomar, e ele só me passou coisas boas do Barcelona, falou que se eu tomasse a decisão de ir pra lá eu não me arrependeria, não só pelo clube, mas também pela cidade. Foi uma decisão que eu não me arrependo nem um pouco”, revelou.

PUBLICIDADE

Declaração de Lucas Paquetá: “Ele me acolheu super bem. É de extrema importância hoje, com mais experiência, ele colocar mais isso pra fora. Tem nos ajudado muito dentro de campo”, afirmou sobre Neymar.

Better Collective