Home Mercado da Bola Odair Hellmann, Barroca, Tiago Nunes e mais: 7 treinadores brasileiros livres no mercado

Odair Hellmann, Barroca, Tiago Nunes e mais: 7 treinadores brasileiros livres no mercado

Lista conta com treinador de Copa do Mundo

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

A temporada do futebol brasileiro entrou em sua reta final. Ao mesmo tempo, os times seguem trocando de treinadores, é o caso do Avaí que demitiu Eduardo Barroca após o empate diante do Athletico Paranaense. Portanto, o Torcedores.com relembra sete técnicos que estão livres no mercado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eduardo Barroca

Primeiramente surgiu na mesma “leva” de treinadores como Maurício Souza e Thiago Larghi, acumulando passagens por Botafogo e Atlético-GO. Após uma sequência negativa comandando o Avaí, Eduardo Barroca acabou demitido e está livre no mercado. Apesar de comandar times com menos investimento, o comandante caracteriza-se por um jogo de mais posse, com aproximação e certa cadência.

Roger Machado

Outro que acabou demitido recentemente. Roger Machado iniciou sua primeira passagem no Grêmio, em 2015. De modo geral, o primeiro momento no Imortal foi considerado positiva e importante para a sequência com Renato Gaúcho culminando em uma Copa Libertadores e a Copa do Brasil. No entanto, o técnico não conseguiu uma afirmação posteriormente, acumulando passagens irregulares por Bahia, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense e novamente no Tricolor Gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tiago Nunes

Surgiu como um dos treinadores mais promissores da última década, elevando o patamar do Athletico Paranaense. Dirigindo o Furacão, venceu uma Copa do Brasil e uma Copa Sul-Americana, sempre com times equilibrados entre defesa e ataque. Em 2021, levou o Ceará a segunda melhor campanha nos pontos corridos. No entanto, após duas eliminações na temporada vigente, acabou demitido com apenas uma derrota no ano. Ainda passou rapidamente por Corinthians e Grêmio.

Odair Hellmann

A princípio, um dos nomes mais disputados no Mercado da Bola. Odair Hellmann deixou o Al Wasl recentemente e acabou negando um convite para assumir o Vasco. O treinador de 53 anos, ganhou destaque no cenário nacional por seus trabalhos no Internacional e Fluminense. Sendo vice-campeão da Copa do Brasil, quando dirigia o Colorado, o gaúcho é conhecido por estruturar boas defesas.

Levir Culpi

Comandante da “velha guarda”, Levir Culpi não trabalha no Brasil desde 2019. Prestigiado no Japão, o brasileiro retornou ao futebol asiático em 2021 para comandar novamente o Cerezo Osaka. No fim da temporada, deixou o clube e ainda não trabalhou neste ano.

PUBLICIDADE

Marcelo Oliveira

Dono de um dos maiores currículos da década passada. Marcelo Oliveira levou o Coritiba a duas finais de Copa do Brasil, em seguida assumiu o Cruzeiro vencendo um bicampeonato brasileiro ao lado de Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro. Por fim, venceu uma Copa do Brasil, no Palmeiras. Entretanto, desde a saída do Atlético-MG, o comandante não conseguiu uma afirmação por onde passou.

PUBLICIDADE

Dunga

Ídolo da amarelinha, Dunga coleciona duas passagens pela seleção brasileira como treinador. Apesar dos títulos da Copa América e Copa das Confederações, o baixo rendimento na Copa do Mundo 2010 e posteriormente na sua volta ao Brasil, pesam na análise do seu trabalho. Além disso, a personalidade forte do ex-zagueiro contribuiu negativamente para um sucesso no cargo.

Better Collective