Graças às polêmicas nas decisões do VAR e dos árbitros no futebol brasileiro, o Senado Federal deve discutir nos próximos dias a possibilidade dos diálogos serem divulgados em tempo real para o público. A decisão, se aprovada, deve dar maior transparência para as decisões tomadas dentro de campo.
Projeto do Senado busca tornar públicos os diálogos entre VAR e árbitros
A publicação foi feita pelo Conexão Senado, que informou que hoje, dia 12/09, o repórter Rodrigo Resende explicará mais detalhes sobre o projeto. Em linhas gerais, a discussão do Senado Federal estudará a possibilidade de dar maior transparência as partidas oficiais, evitando assim diversas polêmicas e contestações dos clubes envolvidos.
Confira aqui a publicação oficial no site do Senado Federal
O VAR estreou na Copa do Mundo de 2018
Foi na Copa do Mundo da Rússia que o VAR apareceu pela 1ª vez. Porém, a tecnologia foi inaugurada em agosto de 2016 em uma partida da terceira divisão do Campeonato de Futebol nos Estados Unidos, onde teve boa aceitação na fase de testes.
Até setembro de 2019, 25 países haviam adotado a tecnologia. Na Inglaterra, o uso do VAR é bem aceito pelos torcedores e clubes locais.
VAR contestado e criticado no Brasil
Apesar de ter vindo como uma promessa para solucionar a maioria dos problemas de arbitragem no Brasil, o VAR está longe de ser unânime entre os clubes e torcedores. A tecnologia, até o momento, foi efetiva em diversos lances envolvendo gols, impedimentos e expulsões. Porém, em outros, as decisões tomadas geraram grande questionamento dos clubes.
Os casos mais recentes e emblemáticos envolveram o Palmeiras, que responsabilizou o VAR e a arbitragem pelas eliminações precoces na Libertadores da América e da Copa do Brasil.

