Home Mercado da Bola Remo prorrogará contrato de Leonan até fim da recuperação, mas não ficará com lateral em 2023; entenda

Remo prorrogará contrato de Leonan até fim da recuperação, mas não ficará com lateral em 2023; entenda

Leonan integrou o elenco azulino na conquista do Campeonato Paraense em 2022. Lateral tem contrato até o fim da atual temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
Remo prorrogará contrato de Leonan até fim da recuperação, mas não ficará com lateral em 2023; entenda

Samara Miranda/ Remo

Leonan está fora dos planos do Remo para 2023. Vinculado ao Leão até o fim da atual temporada, o lateral-esquerdo terá seu contrato com o clube paraense prorrogado até se recuperar de lesão no joelho esquerdo, conforme o que determina a legislação trabalhista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Leonan, que já vinha fazendo trabalho de transição nas últimas semanas no clube, está no meio do programa de recuperação, cuja conclusão está prevista para o começo de novembro.

O Remo manterá o contrato atual ativo com o jogador durante o período de tratamento da lesão e tem a obrigação, por lei, de liberar o defensor apenas quando estiver totalmente apto para voltar a jogar futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Existe ainda um atleta em tratamento no clube que é o Leonan, a gente entende que enquanto ele não ficar bom, ele vai ficar aqui vinculado, mas queremos entregar ele de volta para o mercado em condições de jogo”, disse o presidente Fabio Bentes em entrevista ao YouTuber Paulo Gralato, no canal “Eh Noiz Queiroz”.

A diretoria azulina também tinha a opção, de acordo com a legislação trabalhista, de renovar pelo mesmo tempo, mas não exercerá. Leonan já foi comunicado que não faz parte dos planos do Leão para a próxima temporada.

Caso neste período alguma outra equipe decida contratar o lateral-esquerdo, Leonan poderá antecipar sua saída do Remo e concluir a recuperação em outro clube, o que no momento está fora de cogitação.

PUBLICIDADE

Leonan tem outros casos como exemplo

A estabilidade contratual decorre de uma interpretação analógica da Súmula 378 do TST, além do art. 118 da Lei 8213/91. Esta foi a avaliação do Tribunal Superior do Trabalho, em 2015, no caso que reconheceu a estabilidade provisória após lesão do jogador Régis do Atlético-GO.

PUBLICIDADE

A situação também é semelhante a vivida por Hudson no Fluminense. No fim de 2021, ele chegou a um acordo com o clube para ampliar seu vínculo e finalizar o tratamento no Centro de Treinamento Carlos Castilho.

Após ser “devolvido” para o mercado da bola, ele anunciou o fim da carreira devido à falta de propostas para voltar a jogar. Cinco meses depois, ele acionou o Fluminense pedindo o reconhecimento de acidente de trabalho. O valor da ação pode ultrapassar R$ 1,5 milhão.

Better Collective