Home Rugby Rugby: após xingar Rainha Elizabeth, jogadora é suspensa no Reino Unido

Rugby: após xingar Rainha Elizabeth, jogadora é suspensa no Reino Unido

Caitlin Moran apagou rapidamente mensagem, mas foi notada; confira polêmica

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Caitlin Moran é jogadora da Liga Nacional de Rugby na Austrália (NRL) e foi suspensa após proferir uma ofensa à Rainha Elizabeth II. A monarca, que faleceu no último dia 8 no Reino Unido aos 96 anos, era líder do Commonwealth que inclui Austrália, confira detalhes.

PUBLICIDADE

Suspensão no rugby

A atleta chegou a apagar a mensagem, mas era tarde demais. A postagem foi vista por outras pessoas e chegou até os ouvidos das autoridades da Liga, que a puniram. Esta penalidade foi a primeira na Liga Australiana por comportamentos fora do campo.

No seu twitter, Caitlin Moran disse: “Hoje é um p*** bom dia, tio Luke (se referindo ao cantor americano de country Luke Coombs) anuncia sua turnê e essa c**** burra morre. P*** sexta-feira feliz”.

PUBLICIDADE

Em nota oficial, a NRL justificou a punição e suspensão com um comunicado: “A liga de rugby é um jogo inclusivo com um relacionamento forte e orgulhoso com muitas comunidades. Independentemente de quaisquer opiniões pessoais, todos os jogadores e oficiais devem aderir aos padrões profissionais esperados deles e, nesta ocasião, os comentários públicos feitos pela jogadora causaram danos ao jogo”.

A NRL também estabeleceu que, além da suspensão, a jogadora de rugby deverá passar por um curso sobre o uso de redes sociais antes de ser liberada novamente para os gramados. A penalidade terá que ser de 25% do tempo que teria em campo.

Técnico sai em defesa

O técnico da jogadora de rugby, Ronald Griffiths saiu em defesa da sua atleta dizendo: “a relação entre pessoas de origem indígena e a monarquia é bastante complicada. Se Caitlin tivesse feito algo grave teria sido investigado pela Unidade de Integração, mas trabalharemos com o processo. Estamos recebendo um pouco de negatividade por conta do acontecido com Caitlin, mas sabemos de onde ela vem, em 2017 ganhou a Copa do Mundo (…)”.