Com passagem pelas categorias de base do Santos, o meia Victor Braga tem vivido nesta temporada sua primeira experiência internacional. Desde março deste ano o brasileiro defende as cores do Ordabasy, do Cazaquistão. E logo em sua primeira temporada ele já se firma como um dos destaques da equipe no ano.
Aos 21 anos o meia comentou sua adaptação nessa sua primeira temporada fora do Brasil. Ao todo, Victor entrou em campo em 19 oportunidades em 2022, sendo 18 entre os titulares.
“Tem sido uma grande experiência jogar aqui no Cazaquistão. A adaptação vem sendo muito boa, a cultura é diferente do que estou acostumado no Brasil, mas a gente vem se adaptando no dia a dia. No futebol não tem muita mudança, apesar do estilo de jogo aqui ser um pouco mais físico do que técnico, mas é algo que já me adaptei e hoje não tem sido problemas”, declarou Victor Braga.
Luta pelo título da copa nacional
Na sexta colocação da Super Liga e semifinalista da Copa do Cazaquistão, o Ordabasy vive uma reta final decisiva na temporada. Faltando seis rodadas para o término da competição, Victor Braga projeta terminar o ano entre os três primeiros colocados, que garante uma vaga na fase qualificatória da Conference League, além do título da copa nacional.
“A nossa projeção no momento é se classificar entre os três melhores da liga. Ainda faltam seis rodadas para encerrar o campeonato, então ainda tem muito jogo pela frente para conseguirmos nossa classificação. Porém não podemos esquecer que também estamos vivos na Copa, e vamos sonhar e lutar pelo título até o final”, complementou o atacante.
Carreira de Victor Braga
Nascido em Santa Cruz do Sul (RS), o meia começou a jogar no Avenida-RS e precisou superar a morte dos seu pais ainda muito novo. Seu pai faleceu quanto ele tinha oito anos enquanto sua mãe veio a óbito três anos depois, após ele completar 11 anos.
Porém ele contou com o apoio de sua avó e irmãs para se manter focado no sonho de se tornar jogador de futebol. Ele seguiu atuando no Avenida até os 15 anos, para depois se transferir ao Santa Cruz-RS em 2019, onde ele atuou no Sub-19 e no mesmo ano subiu para o time profissional.
Um fato curioso é que ele começou a filmar vídeos jogando, buscando oportunidades para testes em outros clubes e sua iniciativa deu certo, afinal em 2021 ele foi contratado para integrar a base do Santos. No Peixe ele chegou a atuar nos times Sub-20 e Sub-23, inclusive sendo treinado por Edinho, filho do Rei Pelé.
No fim do mesmo ano ele assinou contrato com o Londrina para disputar a Copa São Paulo, a pedido do ex-goleiro. Ao fim da competição, ele participou por teste no Tubarão e foi promovido ao time principal.
Mas com poucas chances na equipe profissional, ele decidiu deixar o Brasil, aceitando a proposta do Ordabasy, onde tem contrato até o fim desta temporada.

