O domingo (2) é de eleições em todo o Brasil, com o país votando para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Processo este marcado por polêmicas e tendo como um dos personagens o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.]
O magistrado concedeu neste domingo entrevista coletiva para comentar o processo eleitoral, que acontece sob forte contestação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. Numa das perguntas, sobrou até mesmo uma citação futebolística para refutar qualquer temor sobre questionamentos aos resultados do pleito deste domingo.
Torcedor do Corinthians, Moraes usou a decisão do Brasileirão de 1976, entre seu time e o Internacional (e vencida pelos gaúchos) para minimizar supostos e possíveis contestações que possam ser feitas dependendo do resultado da votação.
“Eu sou corintiano, todos vocês sabem. Até hoje eu contesto a vitória do Internacional sobre o Corinthians em 1976, aquela bola que bateu na trave e bateu fora e foi dado o gol. Eu contesto até hoje, mas eu fico com a contestação por mim mesmo. É assim que o Tribunal Superior Eleitoral vai tratar isso, quem contestar as eleições”, declarou Alexandre de Moraes.
“Até hoje eu contesto a vitória do Internacional contra o Corinthians, em 1976. Só que eu fico com a contestação pra mim mesmo. É assim que o TSE vai tratar quem contestar as eleições”, diz @alexandre.
Presidente do TSE concedeu entrevista coletiva na tarde deste domingo (2). pic.twitter.com/0WNDTWbG2r
— Metrópoles (@Metropoles) October 2, 2022
O lance ao qual o presidente do TSE se referia aconteceu no segundo tempo, aos 12 minutos. Valdomiro bateu falta, a bola tocou o travessão e saiu para fora. O árbitro daquele jogo, José Roberto Wright, ficou em dúvida até o auxiliar correr para o meio indicando o gol, até hoje contestado por corintianos como o magistrado, que também faz parte do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos alvos constantes de ataque de Bolsonaro por processos e investigações contra o presidente e vários de seus aliados. E um dos mais criticados pelos apoiadores do candidato a reeleição é justamente Moraes
O processo eleitoral tem sido alvo de fortes críticas e acusações feitas por Jair Bolsonaro, principalmente o uso das urnas eletrônicas. O presidente da República lançou várias suspeitas sobre supostas possíveis fraudes na votação por conta do uso das urnas, até mesmo propondo o chamado voto impresso, rejeitado na Câmara dos Deputados.

