Após viver os excessos do rock n’ roll, o baterista do Poison, Rikki Rockett, apostou em um estilo de vida saudável na maturidade. Além de vegano e ativista pelos direitos dos animais, o músico é faixa preta de jiu jitsu e disputa uma série de campeonatos nos Estados Unidos.
O atleta do hard rock treina na academia Street Sports Jiu Jitsu, localizada em Santa Mônica, no estado da Califórnia. Além de praticar a arte marcial desenvolvida por Carlos Gracie, o batera tem como professor um brasileiro, Renato Magno, que integra a terceira geração de lutadores da família Gracie.
“Como muita gente, vi o Royce Gracie no UFC e quis saber mais. Isso foi na época do UFC 3. Conheci atletas como Jean Jacques Machado e John Machado em um rally e fui convidado a treinar com eles na mesma academia. Me matriculei e investi no esporte. Quando cheguei à faixa roxa, tive acesso ao trabalho de Renato Magno e optei por treinr com ele na Street Sports Brazilian Jiu-Jitsu. Atualmente sou faixa preta em 3º grau”, explicou o músico em entrevista ao Jiu-Jitsu Times.
A dupla formada entre professor e aluno rendeu bons resultados para Rikki Rockett. O músico treina como qualquer outro atleta e busca estar inserido em competições, isto é, quando não há conflitos com a agenda de turnês do Poison.
“Faço aulas gerais e particulares. Em turnê, me dedico aos treinos privados, pois não posso me dar ao luxo de me machucar. Não quero perder uma turnê, é o meu trabalho. Tento tomar o maior cuidado possível e os caras com quem treino ‘entendem’ na maioria das vezes”, explicou o músico.
Em 2015, o batera foi diagnosticado com um câncer de boca e atribuiu a sua cura ao seu estilo de vida, em especial, ao Jiu Jitsu.
“Faça exames para câncer bucal todo ano, aliás, esse tipo de doença está em alta e na maioria das vezes, está relacionado ao vírus HPV. Todos nós temos algum tipo de HPV, só não sabemos qual é a cepa e se a mesma é cancerígena. O Jiu jitsu me ajudou no tratamento, ganhei força para suportar”, finalizou.
Sobre o Poison
O Poison é um dos principais expoentes do hard rock “poser” dos anos de 1980. O quarteto que é formado por Bret Michaels (vocais), CC DeVille (guitarras), Bobby Dall (baixo) e Rikki Rockett (bateria), ganhou popularidade devido aos sucessos, como Something to Believe In, e por ter reprovado o guitarrista Slash, do Guns n’ Roses, em um teste. Na ocasião, a banda de Rikki achou o lendário músico “feio” e sem o “visual adequado”.
Além do baterista, o vocalista, Bret Michaels, também adotou um estilo de vida mais saudável. Enquanto Rockett foi diagnosticado com um câncer, o cantor luta contra a diabetes desde os anos de 1990.
Por fim, o Jiu Jitsu não é o único foco esportivo da banda. No início dos anos 2000, o Poison patrocinou o carro de Derrick Cope, piloto que atuava na Nascar.

